
Nós por cá, prometemos continuar a (en)cantar por esta cidade fora e a encher de histórias as calçadas coimbrãs!
Que todos os vossos doze desejos se realizem!
Felicidades neste novo ano que se aproxima "pé-ante-pé",
Mondeguinas
Nós por cá, prometemos continuar a (en)cantar por esta cidade fora e a encher de histórias as calçadas coimbrãs!
Que todos os vossos doze desejos se realizem!
Felicidades neste novo ano que se aproxima "pé-ante-pé",
Mondeguinas
Foi na quinta feira passada, dia 11 de Dezembro, que foi escolhida a tuna vencedora do I Festival de Tunas do Clube eMe.
O prémio foi atribuido à K&Batuna, que em "confronto" com a Quantunna e a Tuna de Enfermagem de Coimbra, conseguiu encantar o júri de uma forma mais convincente!
De nossa parte ficam os Parabéns pelo triunfo esperando, quem sabe um dia, mais uma noite de folia :)
Porque não podemos deixar passar em branco esta data tão significativa, as Mondeguinas celebram juntas o Natal com um peddy lares e um pequeno jantar com troca de prendas e muito.. muito.. muito convívio! :)
Ambos se irão realizar no dia 19 de Dezembro, último dia de aulas ou uma sexta-feira para quem já entrou no mundo de trabalho, pela tarde fora e noite dentro! :)
Do Peddy Lares, uma tradição tão querida nossa, consta um grande passeio pelas ruas enfeitadas de Coimbra a espalhar a nossa tão característica magia-natalícia-mondeguínica (afinal, o malmequer até é branco como barba do Pai-Natal!eheh) com paragens em vários lares em que partilhamos aquilo que somos e recebemos tanto mais!!
Porque não é só para cantar e tocar! Vamos para ouvir histórias, sentar à volta de uma mesa com um bolo-rei (ou um presépio pequenino) e emprestar os nossos instrumentos (e tantas vezes a nossa voz!) àqueles sorrisos enormes que nos acolhem de braços abertos!E sabe tão bem!
E como qualquer motivo é um bom motivo para reunir Sereias, Mondeguinas, Ondinas, Sílfides e segue-se o nosso Jantar de Natal!
E porque queres (nós sabemos que queres! :) celebrar este Natal de forma diferente, vem juntar-te a nós! Vem conhecer o espírito natalício das Mondeguinas! Porque até hoje quem experimentou nunca mais quis outra coisa (eheh:), contamos contigo! ;) Aparece numa segunda ou numa quarta-feira na Casa da Cultura às 21h30 e vem celebrar connosco!
Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*
P.S. Deixo-vos a abanar a cabecita ao som d' "O Natal de Elvas" na versão : Mondeguinas - Missão Alemanha - Ansbach (2005)! :)
Olá a todos :)
Pois é, passou o dia, passou a romaria... e a nossa romaria ao clube eMe também já passou.
A noite estava gelada mas mesmo assim, nós Mondeguinas, enfrentámos o frio com grande entusiasmo pois, esta actuação foi mais um motivo para nos juntarmos e para nos divertirmos como só nós sabemos :)
Tudo começou de mansinho, a K&Batuna teve a honra de fazer a nossa primeira parte (brincadeirinha) com uma actuação muito animada e nós não deixamos escapar o bailarico ;)
A malta da ESEC apareceu em peso para apoiar a sua tuna e o ambiente esteve ao rubro...
Depois entramos nós :) com todo o poder que já nos é conhecido e acabamos em chave de ouro com diversão ao mais alto nível :)
Parabéns à K&Batuna pelo triunfo e boa sorte para a final. Nós cá continuamos a nossa caminhada rumo à perfeição (eheheh)
Em breve nos encontraremos em celebrações natalícias :)
xi-coração
Olá a todos :)
Olá a todos!!!
Pois é, as Mondeguinas não páram e como a amizade é uma característica intrínseca deste grupo, mais uma vez foi realizado o jantar com os "Padrinhos Sem Igual"-Imperial Tertúlia In Vino Veritas :)
Desta vez resolvemos dar asas à imaginação e confeccionámos o nosso alimento... Numa Febrada animada e bem regada (prémio para a Melhor Sangria de Sempre, que o diga a nossa Xiripitxi) o companheirismo e a música serviram de aconchego a uma noite que apesar de fria estava bastante agradável :)
Experiências a repetir :)
xi-coração
Olá a todos!
Cá estamos mais uma vez para notícias fresquinhas das actividades desta latada.
Agradecemos desde já a todos os que nos foram ver, apoiando com aplausos e sorrisos :) a vossa presença é sempre importante...
O convívio inter-grupos foi absolutamente genial... O ambiente de back stage estava ao rubro, o que fazia com que esquecessemos por momentos o frio que se fazia sentir... Umas voltas pelas barraquinhas dos núcleos, e mais dois dedos de conversa com um e outro amigo e o tempo lá foi passando...
À semelhença dos anos anteriores, o Sarau não teve início à hora prevista, o que fez com que se atrasasse todo o alinhamento (horário) previamente estipulado e, por isso mesmo, mais uma vez, houve grupos que não puderam mostrar o melhor de si...
Para recordar ficam os sorrisos e o convívio (há coisas que nunca falham).
xi-coração**
Há dias que, indiscutivelmente, nos marcam.
No percurso académico, vão desde a primeira serenata, o estrear do traje, a primeira queima, a imposição das insígnias, o F-R-A sentido, o movimento rasgado e usado de uma bem vivida capa negra (ou já nem tão negra quanto isso :) ), A ENTRADA PARA AS MONDEGUINAS, e enfim, tantos outros emocionantes momentos… Mas se o início de uma vida no ensino superior deixa qualquer um tremer de emoção, o dia que personifica o último patamar dessa mesma vida há-de também deixar o coração bem tremido, aberto e bastante comovido!
O Rasganço.
O rasganço é, sem dúvida, um dia por excelência que encerra em si mais de mil emoções; recorda-se todo o percurso em Coimbra: o bom, o mau, os amigos, as paixões, a maturidade, as noites, os amanheceres, as serenatas, as tertúlias, os brindes, as guitarradas, os chumbos, a nota que finalmente saiu e fez acabar o curso… :) etc…
Rasgar o traje não é, de todo, cortar com estes momentos. Antes pelo contrário; é o ponto alto! E por isso se faz. E por isso se considera um dos dias mais importantes da vida! E isso só é possível na presença dos verdadeiros amigos… E eu estive lá! :)
No dia 11 de Outubro as nossas queridas Mondeguinas Bica e Muppie (Inês e Sara) livraram-se do traje e do “ser estudante”. As nossas recém sereias estavam magnificamente iluminadas e divertidas. Foi um dia muito bom! Nada falhou… Havia imensa comida e bebida (nada falhou, portanto, He he). A sangria feita pacientemente pelos padrinhos In Vino Veritas fazia rir qualquer um após o segundo copo :), e a música banda-sonora-mondeguinas-live inspirava toda a alma a querer dançar! E assim fez-se festa.
Em frente à Porta Férrea, pelas 19h40 de Sábado, estas duas nossas amigas despediram-se do traje e, simbolicamente, de Coimbra. (Ainda de salientar o inesperado mas brutal momento da corrida atrás da capa – Bica, és a maior!)
E então, já sem traje, o círculo fechou-se e, embrulhadas em malmequeres, elas também cantaram.
A emoção era visível não só nas “rasgadas” mas também nalgumas Mondeguinas que cantavam “minha alma grita a dor de te perder”… :)
Contudo a boa disposição persistia e continuou noite dentro! Com jantar no Jardim da Manga (abrilhantado por In Vino Veritas, Mondeguinas, e 28347193 brindes) e noite dançante no bar AAC e Clube de Rugby.
Todavia o que pretendo deste post não é relatar detalhadamente o “programa das festas”, mas sim felicitar “mondongamente” e em nome das Mondeguinas, as meninas rasgadas pelo brilhante dia! Já sabem que isto não é, de forma alguma, uma despedida, mas sim um prelúdio ao que há-de vir! PARABÉNS Muppie e Bica!
E que venham as próximas para rasgar! As tesouras continuam afiadas :)
Sumaf.
Este ano, pela segunda vez consecutiva, irá decorrer no auditório do IPJ de Coimbra (ao lado da Casa Municipal da Cultura) e terá início (inglês) pelas 15 horas.
Como sempre, contamos com a tua presença para embelezar o espaço relativo à plateia :) eheheh (é certo que não vais querer faltar)
Tendo em conta que os lugares são limitados o melhor mesmo é apareceres bem cedo garantindo, assim, um lugar privilegiado para assistir a este magnífico espetáculo que com os anos se tem tornado cada vez melhor (qual vinho do porto!!!)
Sem mais demoras e com um feliz ATÉ BREVE
xi-coração
Mondeguinas***
Poderia começar este post a cantar uma qualquer bela música infantil. Aquela tão badalada esta semana do "olha a bola Manel" ou então aquela do "Fui à loja do mestre André"…mas não…
Não é esse André que venho homenagear, tão pouco falar da bola de Berlim de quem quer que seja. Venho mesmo dar um grito demente, um grito de "PARABÉNS Mestre Bica", que espero que ouças e ressoe em Lá Maior onde quer que estejas desse lado.
Vento-yne (a viver mais um daqueles estados dementes)
Como complemento do post anterior, aqui ficam as direcções para a Casa da Cultura - como já sabem, TERÇAS e QUINTAS às 21h30! - e uma antevisão das nossas proximas caloiras..lol:)
Deixo-vos como desafio descobrirem que música é que acompanha o video... eheh :)
Aceitam-se sugestões através do blog, e-mail (mondeguinas@gmail.com), telefonema/sms/mms/videochamada (para 961226353), comentários no site (http://www.mondeguinas.no.sapo.pt/), papelinhos (rasgados da última folha de um qualquer caderno), programa "Fátima Lopes"/"Você na TV"/"Praça da Alegria", Radio Renascença ou outro qualquer meio de comunicação desde que cheguem às "mãos" da organização do blog (lol)! :D
Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*
Olá, comunidade mondeguínica!
Pois é, as Mondeguinas estão efectivamente de volta! As aulas recomeçam e nós cá voltamos aos nossos recantos estudantis!
Voltamos para continuar a cantar e encantar! E como queremos (e precisamos!) de mais aspirantes a ninfas do Mondego (carne fresca!:D...), pensámos em facilitar-vos o trabalho... Porque, como sabem, uma das tarefas mais difíceis é aprender as músicas (antecedida pela Praxe Mondeguínica (ou então não! eheh:) e seguida pela árdua tarefa que é aprender vários instrumentos!) deixamos aqui um pequenino contributo para facilitar essa parte... :)
Isto serve apenas para (e volto a frisar) facilitar, porque o resto do trabalho tem de ser feito nos ensaios, nos convívios no café/autocarros/praças de Coimbra/becos escuros (lol) com Mondeguinas mais experientes e nas (muitas!) horas em casa agarradas ao "play" e "pause" da aparelhagem/iPod enquanto o CD da Mondeguinas está a tocar... ;)
(E assim até parece que ser Mondeguína é super difícil... eheh :) )
Mas serve para facilitar e isso já é qualquer coisa! :)
Desde já um beijinho muito grande às Mondeguinas que fizeram estes magníficos!! desenhos... :)
(Este ano estamos até a ponderar criar um um concurso para avaliar o melhor desenho de uma música à escolha por cada caloira... e a vencedora terá como prémio: pontos a favor na Assembleia! (ou então não...hihi) Mas claro, os resultados serão publicados aqui...:) )
Ouçam, re-ouçam, treinem e re-treinem...
Nós vamos fazer o mesmo para ver se desenferrujamos! eheh :)
Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*
P.S. Tintol verde dos barris pões-me tonta deste jeito... lai lai lai... eheh:p
Olá a todos :)
Olá a todos!!
Pois é, temos mais uma doutora entre nós :) A nossa Fabiana!!!
Fabiana, que todos os momentos que viveste nas mondeguinas sejam levados contigo com alegria e carinho.. Que os nossos sorrisos e malmequeres vagueiem na tua memória e te ajudem a enfrentar a vida com garra!! Vai à luta sem medo de falhar, tens pela frente um futuro brilhante de certeza!!!!
Conta sempre com os nossos ombros amigos e volta sempre que puderes para umas noitadas ou até mesmo para conversar apenas...
E para a nossa Fabiana não vai nada nada nada? Para ti saia um FRA daqueles que arrepiam!!!! Por todos os momentos da tua vida académica que com certeza não esquecerás :)
xi-coração
Ps - "Nesta cidade, mais que a saudade ficas tu...ficas tu por aí"
Olá a todos!!
Pois é, a nossa Müppie acabou o curso!! :) weeeeeee
Para trás deixa com toda a certeza, momentos inesquecíveis vividos com intensidade na maior academia do país...
Para ti, Müppie, sai um FRA com toda a força que mereces, por tudo o que representas e representaste durante estes anos na nossa academia e nas Mondeguinas :) Pelas praxes engraçadas, pelos jantares, pelas cantorias, pelas noites de AMEM, pelos carrinhos do continente a circular pelas ruas, pelas mordidelas na cara, pelas cabeçadas no tecto do Mimo, pelos copos de vinho entornados nas cabeças das caloiras, pelos momentos de alegria, os de tristeza, os de histerismo... por todos os abraços, os sorrisos, os shots, os brindes, os olhares, as gargalhadas, as noites mal dormidas, as noites bem dormidas... por tudo e por nada... este FRA é mais que merecido :)
Parabéns :)
xi-coração
Olá, comunidade mondeguínica!
Pois é, com o início de mais uma época de exames, finda mais um ensaio semanal.
Porque, infelizmente, a nossa disponibilidade não é a mesma durante a época de exames e durante o resto do ano (os outros 9 meses do ano, portanto! eheh:) deixará de haver ensaios à quinta-feira daqui em diante!
Mas os de terça permanecem e quem quiser fazer uma pausa no estudo e passar um bocadinho a cantar e tocar apareça, como sempre, às 21h30 na Casa Municipal da Cultura! :)
Porque durante esta época as horas parece que passam a escorrer, que nunca mais acabam e mesmo assim!, nunca chegam para tudo...
Façam uma pausa com... Mondeguinas!
(Já dizia Salvador Dali!)
:)
E assim me despeço com... Amizade!,
Indie*
P.S. É muito mais saudável fazer uma pausa com... Mondeguinas!, é que acima de tudo: não engorda! eheh:)
Olá a todos!!!
Como não podia deixar de ser, hoje, Dia de Camões, Dia de Portugal, as Mondeguinas vêm prestar a sua homenagem a este belo país...
Olá caros visitantes deste blog :)
Ontem, dia 5 de Junho, as Mondeguinas (sempre com ritmo) embelezaram mais uma Feira de Artesanato e Gastronomia na Mealhada.
Fomos muito bem recebidas pelos habitantes, visitantes e organização, e tratadas como princesas pelos digníssimos funcionários do restaurante onde a papinha era, era, era...... txan txan txan txan: LEITÃO :)
As sobremesas estavam óptimas e como a noite estava bastante agradável tínhamos um público muito acolhedor e simpático que nos presenteou com aplausos e sorrisos :)
Para todos as habitantes da Mealhada parabéns pelo evento e um agradecimento especial à Câmara Municipal pelo convite :)
Como não podia deixar de ser, as Mondeguinas (ou pelo menos algumas delas) ainda marcaram presença no bar da Associação para terminar os festejos :)
E mais não digo ;) eheheh
xi-coração
Mary
Bom dia!
Bem, nesta altura devem estar a pensar o que é que se passa no blog das Mondeguinas... (e porque é que a Indie se passou e fez este filme! lol)
Pois bem: não, não há gravidezes anunciadas para breve (mas quem quiser, faça favor! Futuras mondeguinas e futuros meninos-para-fazermos-serenatas são sempre bem vindos! Sereias, avancem, estamos à espera! eheh:); simplesmente vimos festejar o dia da criança! :)
Porque ainda estamos na flôr da idade (mas propriamente, no malmequer da idade) e orgulhamo-nos imenso disso!:)
Ser criança é um estado de alma! É a brincadeira, a inconsequência, o divertimento, o grande sorriso estampado na cara e as crises de choro por tudo e por nada (qual hormonita ao pulo), só porque a mamã-sereia não pôde ir ao jantar anual ou porque apareceu e disse que estávamos a tocar a nota ao lado! :)
Em suma, ser criança é aproveitar ao máximo o lado bom da vida....:)
Já ser adolescente é começar a ter responsabilidades mas ainda querer ser criança... E mesmo que quiséssemos ser ainda (só!) crianças... Bem, com quinze anos já somos adolescente! E já temos tanto que fazer, tanto a nosso cargo, uma reputação tão grande para defender em todos os momentos (que orgulho!:)...
Mas mesmo assim não deixamos de lado a criança que há em nós! E é isso mesmo que estas fotos mostram... Nós, em alguns dos nossos momentos mais alegres! :)
Pensem nisso! (eheh:p...)
E assim me despeço, sempre! com, Amizade!,
Indie*
Para as mentes mais incrédulas aqui está ele... o vídeo :)
Numa palavra: meeeedddooo!!!!
Divirtam-se :)
xi-coração
*Mary*
Amigos e amigas!!!!
É com muito orgulho e satisfação que podemos gritar aos 4 ventos que somos Mondeguinas!!!
Esta data (15 anos) é um marco importantíssimo na nossa história :)
Há muita coisa que se aprende com o ser-se Mondeguina. Há momentos que nos marcam como se de uma tatuagem se tratasse, ficam para sempre, no coração, na alma, no sangue...
Por todos os momentos vividos: de alegria, de emoção, de companheirismo, de tristeza, de partida, de chegada... por todos os sorrisos, os olhares, os abraços, as lágrimas, os pulos, os gritos de guerra... e principalmente pelas MONDEGUINAS saia um enorme "F R A"!!!! E façamos ecoar as nossas vozes cada vez mais alto!!!
xi-coração
**Mary**
Boas, comunidade mondeguínica!
Pois bem, finalmente o post do jantar! O atraso deve-se, claramente, à Queima… Para quem ainda anda a decidir em que noites se devem dirigir ao “Queimódromo”, estão PROIBIDOS DE FALTAR NA TERÇA, DIA 6… :D E na quarta (dia 7) apareçam no TAGV depois de jantar… :)
E agora falando um pouco do Jantar Anual… Bem, apesar de as novas Mondeguinas terem chegado tardíssimo (prometemos redimirmo-nos no jantar dos 15 anos) e ter havido pouco tempo para convívio, correu bastante bem! Não havia batatas fritas a saber a borboleta e o vinho ainda não era vinagre (bolas, Bica….;)… Aconselhamos vivamente o “Escadas de Montarroio” para jantares - passando desde já a publicidade na leve esperança de nos fazerem o próximo jantar (amanhã, segunda dia 5, com a TMUC) mais barato!:D Acho que as fotos dispensam qualquer tipo de comentário! :) (Não, não os vossos…esses venham aos molhos! :) Como os malmequeres…. Desde que não sejam a três euros, como na florista à porta do cemitério da Conchada! :P..)
Apenas uma pequena nota para as nossas sereias-fofinhas… Obrigada pela prenda! É um orgulho enorme seguir as vossas passadas! :)
E outra pequenina nota para as novas ondinas.. VEGETA, PESSAS E MEXICANA... Parabéns!!!!! Subir a palco pelas e com as Mondeguinas é uma honra! São momentos únicos de grande stress, alívio, sorrisos e lágrimas! (ai, a primeira vez q subi a palco…eheh:) )... As vossas fotos também eram para estar no video, mas não foi possível..sorry...;)
E ainda… A todas aquelas que “ainda não foi desta”, o facto de ainda não terem passado deve ser sobretudo um motivo de força para aprender mais músicas, mais instrumentos, criar mais amizades, mais companheirismo e ganhar mais vontade de estar e de ser pelas Mondeguinas! Porque a qualquer altura podem passar, basta que sejam capazes de defender a “honra mondeguínica” em palco (e não só!)! :)
E por fim, apenas quero avisar as caloiras...Acautelem-se, meninas...temos uma nova mondonga-mor...e ela é má...muito má...eheh:D
Sumaf, parabéns!!! :D :D
Bem… Denoto alguma dificuldade em escrever mais qualquer coisa deste lado.. Mas isto porque vocês ainda devem estar a cantar o refrão da “nova música” ou a ver as fotos… E porque se me ponho a falar sobre o pós-jantar desato a chorar de emoção!!:p Portanto, não vos maço mais! :)
Felicíssima por voltar a escrever coisas esquizo’s… por quebrar a minha monotonia e por, quiçá, alegrar as/os fãs deste blog “malme-querido”… :D
Assim me despeço com… Amizade!,
Indie*
P.S. E o acompanhamento ideal deste filme é cantar/ouvir/sentir a nova música que as sereias levaram ao jantar, do princípio ao fim, enquanto se miram as belas das fotos! :p
E aqui está mais um bocadinho do video :)
Desta vez ficam com a "Chamateia", uma das nossas músicas de serenatas! :)
E como não queremos sobrecarregar a página, o video completo foi colocado no youtube pelo que basta ir a http://www.youtube.com/watch?v=LupES6QN-fo! Muito em breve será colocado na barra lateral deste blog-mondeguínico!
Saudações Académicas!
Queremos apenas deixar um pequenino miminho de parabéns às sereias!:)
Só agora obtivemos os videos (muito obrigada, Rita Leitão!) e cá está um bocadinho de um deles... Quando tivermos tempo, mais virão! Agora temos de ir tratar da plantação de... Hmmm... Malmequeres... eheh!!:)
Saudações Académicas!
Porque é por todos vocês que as Mondeguinas fazem sentido, porque a vossa respiração boca-a-boca com o blog (em forma de comentários) resultou e porque atingimos MAIS DO QUE VINTE COMENTÁRIOS no post - "Comenta sempre duas vezes"....
Parabéns a todos vocês e muito obrigada por fazerem com que esta experiência faça sentido! :)
E assim nos despedimos...com...saudade!:D
E com um grande "snif snif" emocionado! :)