domingo, 12 de outubro de 2008

XV Canto da Sereia - Toda a história

Quinze anos de existência, quinze Cantos da Sereia.

Mais uma vez de malmequer na orelha, as Ninfas do Mondego “embalaram a magia da cidade” e foi com grande orgulho que apresentaram o XV Canto da Sereia – Festival de Tunas Femininas.

O festival decorreu no passado dia 4 de Outubro de 2008, no auditório do IPJ de Coimbra entre as 15h e as 20h e contou com a magnífica apresentação da nossa Mondonga-Mor, Sumaf. Um evento que serviu para dar início a mais um ano de música, encanto e memória, onde o pó foi limpo dos instrumentos e onde se mostrou que o brilho continua nos acordes e nas vozes das tunas presentes no festival.

Para além das tunas convidadas, TMUC (Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra) e a Imperial Tertúlia In Vino Veritas que receberam respectivamente os prémios de melhores afilhados e melhores padrinhos!! =), o festival contou também com a participação da SamariTUNA (Tuna Feminina da Universidade Lusófona), da Tun’Obebes (Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do MInhno), da TAFUÉ (Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora) e da TFMUC (Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra).
Foram atribuídos sete prémios, sendo que a Samarituna levou para casa o prémio “tuna mais tuna” e "melhor desempenho vocal", a Tun’Obebes arrebatou o “melhor passa calle”, a TAFUÉ conseguiu a “melhor serenata” e a TFMUC levou consigo o "grande prémio canto da sereia", "melhor música original" e "melhor desempenho instrumental". Parabéns, meninas!!! =)
Estiveram todas mesmo muito, muito bem!!! =)

Por fim encerrámos o festival, apresentando as músicas “Manolo Mio”, “São Gonçalo”, “Indignação”, “Da Saudade” e “Entrudo”. E como não podia deixar de ser, convidámos as nossas “mamãs”-sereias para nos acompanherem na música “Mondeguinas” e elas decidiram presentear-nos a todos com uma rapsódia bem ilustrativa destes quinze anos de canções e com o mais recente original “Vozes sem tempo/Sons sem tempo”.
Porque afinal..

(…)
Há uma voz a cantar
À noite na cidade
São as ninfas a recordar
Dias de saudade
Capas acompanhar umas sereias meninas
São sons, são vozes, são flores
As Mondeguinas...
Nós somos as Mondeguinas
(…)

E pelos quinze anos das Mondeguinas e por mais um Canto não vai nada, nada, nada?!
Então com eles e elas bem no sítio sai um F.R.A.…

Saudações**
(texto by Escovinha)

P.S. Desde já as nossas desculpas pelo atraso deste post.. vida de estudante! Ai, ai...

3 comentários:

Patins disse...

Adorei o Post :)
ta lindo..muito bem :D
Temos Arquitecta-Escovinha!!! com jeito para as Letras :D
bju**

(ps perdoado o atraso...)

Anónimo disse...

ficamos à espera do video.... ansiosamente:)
bjs

Mariline de Castro Alves disse...

Sim :)
Confesso que tb estou ansiosa e curiosa para saber como está o vídeo ;)

Se estiver tão perfeito como o texto ficamos mais que bem servidas ;)

beijinhos a todos****