
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Feliz Ano Novo!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Uma prendinha no sapatinho...
Aqui fica a nossa prendinha no sapatinho! - (Façam click por favor.. é demasiado grande para carregar no blog!)
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Feliz Natal

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Mondeguinas no Facebook
Porque não dar uma espreitadela, clicks no botão [Gosto] ou [Like], sugerir aos amigos e dar a conhecer a todos as ninfas do Mondego?
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Uma aventura Mondeguínica... do outro lado do Mar!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
O que é ser Ondina?
E sim, agora sou Orgulhosamente Ondina!
E por fazer parte desta, tenho imensas amigas com alcunhas estranhas, que como a Calcutá disse, só descobrimos os nomes delas quando as adicionamos no facebook!
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
17 ANOS DE CANTIGAS E TRADIÇÕES, XVII CANTO DA SEREIA

O festival teve início pouco depois das vinte e uma horas com a participação de uma tuna que nos é muito querida, a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra. Os nossos afilhados cantaram e animaram aquele que prometia ser um serão de surpresas, presenteando as suas madrinhas com uma estreia musical em palco.
Seguidamente, para gáudio de um auditório completamente lotado, desfilaram as duas primeiras tunas a concurso: a primeira, oriunda da capital, TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, seguida das Sirigaitas – Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia do Porto.
Após um curto intervalo, e à semelhança daquilo que aconteceu na primeira parte, foi a vez de novo um grupo convidado dar início à cerimónia e a animar a noite. Oriundos de Seia, detentores de mais um repertório vasto e rico, contemplando, entre outros, ritmos de Tom Jobim, Phil Collins, Stevie Wonder, os Cantus Firmus, alheios ao temporal que na rua se fazia sentir, acalentaram ainda mais a noite com uma energia contagiante.
Neste segundo momento do festival deu-se o regresso das tunas a concurso com mais uma tuna proveniente de Lisboa: A Feminina - Tuna de Farmácia da Universidade de Lisboa. Por fim, e encerrando o lote de tunas a concurso, a TFUB – Tuna Feminina Universitária de Beja, divertiram o público e encerraram com muita alegria a competição.
Findas as performances dos grupos concorrentes, foi a vez de as anfitriãs subirem a palco e ofertarem aos presentes numa última actuação, aquilo que de melhor sabem fazer, cantando e enchendo de cor, música e alegria cada recanto do Auditório Português da Juventude. E, para júbilo dos presentes, As Mondeguinas não esqueceram as suas raízes e chamaram as suas fundadoras a palco, cantando efusivamente o seu hino, refinado por dezassete anos de história e espírito académico. Simultaneamente, os jurados deliberavam o futuro das participantes.
Cessada a actuação das Mondeguinas, era a hora de aplaudir o ilustríssimo júri convidado, composto por competentes individualidades ligadas ao mundo da música e às entidades colaboradoras com o festival, detentor já, de uma certeza: feita a avaliação, era a hora de revelar as vencedoras. Assim, em representação do IPJ, contámos com a presença de Maria Alice Gariso. Como representante da Câmara Municipal de Coimbra tivemos a comparência de Mª José Azevedo Santos (Vereadora da Cultura). Representando as Mondeguinas, um antigo elemento, Sara Ventura (Sereia Muppie). Gilberto Rosa foi o representante da TMUC e, por fim, mais um ilustre convidado, vocalista e fundador dos Anaquim, José Rebola.
Neste sentido, foram distribuídos os seguintes prémios:
- Melhor Desempenho Vocal – A Feminina;
- Melhor Desempenho Instrumental – Sirigaitas;
- Melhor Música Original – Sirigaitas;
- Melhor Serenata – TFUB;
- Grande Prémio XVII Canto da Sereia – A Feminina;
- Tuna Mais Tuna – Sirigaitas;
- Melhor Apresentação – Feminina.
Terminado o espectáculo, as Mondeguinas e as suas convidadas reservaram, ainda, um tempinho para conviver e recordar os bons momentos passados nabela cidade do Mondego.
Lúcia Pinipom
sábado, 30 de outubro de 2010
XVII Canto da Sereia - Mondeguinas

Sirigaitas - Tuna Feminina de Farmácia do Porto
TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico de Lisboa
A Feminina - Tuna Feminina de Farmácia de Lisboa
TFUB - Tuna Feminina Universitária de Beja
Como não poderia deixar de ser, contamos também com a participação dos nossos afilhados e companheiros TMUCuianos que vêm dar o ar da sua graça e partir corações; e ainda com a presença do Coro "Cantus Firmus" de Seia ao qual pertence uma das nossas queridas Sereias e que certamente nos irão surpreender pela positiva!!
Então, estás a espera do quê? :)
COCS 17
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Chegou o dia.... tinha que chegar algum dia!!
Hoje foi o dia da Fabiana :) Ela conseguiu!!
Todos os dias são importantes nas suas diferentes fases, e chegar a Coimbra como estudante é sem dúvida um privilégio especial, que quem tem a felicidade de conhecer pode comprovar. Contudo o culminar de todo esse processo é mesmo a última fase e o tão temido Rasganço :)
Trocámos olhares num ensaio, ficámos no mesmo naipe e a partir daí a amizade surgiu.. :) Não é difícil fazer amizade com a Fabiana.. a sua boa disposição diária, os seus sorrisos destemidos e acima de tudo a sua amizade tão sincera fazem com que seja fácil ser tão amiga desta "miúda".
Hoje chegou o teu dia... Tinha que chegar algum dia! :) Mas chegando tão rápido só faz com que pense que estou a ficar velha (e não estou, fiquem sabendo!). O Rasganço por si só indica que se vai rasgar alguma coisa, mas não são os sentimentos e muito menos todas as vivências que esta cidade única nos proporciona. "A capa negra fica para mais tarde recordar"....
Fico muito feliz por mais esta tua conquista e acima de tudo fico muito feliz por as nossas vidas se terem cruzado pela pessoa maravilhosa que és!
Do fundo do coração aqui saí um FRRRRAAAAA :)
Lembra-te sempre que voltar a Coimbra tem ainda mais encanto do que a hora da despedida....
A tua "madrinha" de sempre e para sempre: BICA**
Vídeo Mary
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Era uma vez…

Já no segundo ano essa menina ainda tímida, envergonhada, mas de forte personalidade, decidiu com suas amigas entrar nas Mondeguinas em busca de algo mais (o verdadeiro espírito académico e a vontade de ser e estar em Coimbra de corpo e alma).
Assim, entrou nas Mondeguinas e com o passar do tempo fez-se Mondeguina e deixou desabrochar de si, apesar de tímida, uma mulher destemida e capaz de tudo, alegre, meiga e coerente que canta e encanta os quatro ventos desta cidade ☺
Com o passar dos anos não chegam as lembranças para descrever as vivências em comunidade com as Mondeguinas, desde ensaios, copos depois dos ensaios, viagens, actuações e festivais, Queima´s das Fitas e tudo que lhe está associado (actuações, garraiadas na praia, ☺ Chá´s Dançantes etc.) culminando no rasganço o verdadeiro significado da vitória de acabar o curso☺.
Por isto tudo queremos, nós malmequeres esforçados, às vezes desajeitados ☺ mas sempre unidos e alegremente insanos, ☺ testemunhar as tuas conquistas, vitórias e derrotas também (que sejam estas poucas), amores, alegrias e tristezas, acima de tudo testemunhar como até hoje o fizemos e se possível, intervir e fazer parte da tua Felicidade ☺
Que o teu raspanço tenha sido apenas o culminar de uma fase de lua cheia, cheia de tudo, mas menor em comparação com a nova fase que se aproxima que esperamos ser ainda melhor… Sê Feliz☺
Assim me despeço pessoa significante com um abraço em nome das Mondeguinas ☺
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
De Bonequinha a Sereia - Lúcia
E eis que a Bonequinha dos caracóis finalmente perde a cabeça e decide rasgar-se publicamente.
Quando a Lúcia apareceu na minha vida já eu pertencia às Mondeguinas há algum tempo. Não foi difícil suscitar o seu interesse pelo grupo dado que o seu gosto pela música e a sua vontade de viver Coimbra de forma mais intensa eram evidentes. Apesar do seu jeito tímido, um dia encheu-se de coragem e apareceu num ensaio onde fez a audição e entrou para este mundo fantástico dos malmequeres, dos sonhos, da vida académica no seu estado pleno e da amizade acima de qualquer obstáculo.
Com o passar do tempo vi a Lúcia cada vez mais solta, mais alegre, mais divertida… A sua vida académica fazia finalmente sentido e o seu cavaquinho, o belo Januário, passou a ser parte integrante da sua vida trazendo consigo o verdadeiro sentido do Espírito Académico.
Nunca vou esquecer esse teu jeito meigo e tímido nem a mulher forte e decidida que és!!! Comigo fica a tua dedicação e a tua força pois, apesar de estares a trabalhar, conseguiste sempre marcar presença pelo menos num ensaio semanal!!
Ficam também os teus caracóis, o teu sorriso, as tuas lágrimas de emoção que tão facilmente soltas em cada balada… Ficam as noitadas que finalmente passaram a fazer parte, os jantares alucinados, o “queima forever fiamber out”, a “Cantiga Beirã” e uma certa pandeireta saltitante, os Bloody Finos “docinhos”, o sentar e cruzar de perna em cima de Mondeguinas alucinadas em moche… enfim… tantas histórias que, em tão pouco tempo, passaram a ser parte de ti e de nós!!! Já para não referir aquele copo de leite morno BRANQUINHO!!! (não estava presente mas, essa história, não esquecerei!!)
Para ti, com muita emoção e do fundo do coração sai um F.R.A fortíssimo!!! Serás sempre a bonequinha Pinipom!!!
xi-coração
Mary*
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Prontas para (re)começar??
Baterias recarregadas? Tudo a postos?
É que espera-nos um novo ano que como sempre estará cheio de novidades e as principais são vocês caloirinhas, que por fim chegaram a Coimbra prontas para todas as surpresas e alegrias que esta cidade tem para vos dar!!
Tal como nos anos anteriores, também este ano estaremos presentes na alta, para mais uma recepção ao caloiro. Para nos darmos a conhecer, para mostrarmos o que é pertencer a um grupo da Universidade, a uma Tuna de Coimbra, a uma família cheia de diferenças e semelhanças e para vos conhecermos, a vocês e ao vosso espírito académico, às vossas perspectivas e sonhos e tudo o mais que tenham para nos mostrar... :)
Temos flyers para distribuir, chupa-chupas para vender, músicas para (en)cantar e muitos sorrisos para oferecer!! Apareçam por lá e juntem-se a nós!
Queremos que aprendam e vivam Coimbra desta forma tão diferente, especial e única como nós aprendemos a viver, porque de facto vale a pena!! E para tal, caloirinha, nada melhor que passar pela Casa da Cultura (2ªf e 4ªf às 21h30) assistir a um ensaio e conheceres-nos pessoalmente, a nós, às nossas melodias, aos nossos sorrisos, às nossas brincadeiras, ao nosso espírito... enfim, conheceres as Mondeguinas!!
Ficamos à tua espera, até já
Mondeguinas
P.S.: Caso tenhas alguma dúvida, ("onde é a Casa da Cultura?" ou "Confirmar se há ensaio") ou qualquer outra, comunica:
961226353
domingo, 27 de junho de 2010
Festas do Concelho S. João - Figueiró dos Vinhos
Curvas à partem as sete sobreviventes (os exames não perdoam!) chegaram a Figueiró com um sorriso nos lábios, preparadas para (en)cantar. Com direito a petiscos e muita música, o jantar decorreu calmamente, com as habituais partilhas e cumplicidades. Em nosso auxílio vieram mais dois malmequeres: éramos poucas mas decididas a mostrar um pouco do espírito mondeguínico.
As vozes foram aquecidas e os instrumentos afinados. Após a actuação por parte dos talentos mais pequenos de Figueiró (alunos da Escola de Música Paulo Carvalho), subimos ao palco dispostas a “cantar Portugal” com músicas de todos os cantinhos do país. Houve Manolo, S. Gonçalo, Entrudo, Tinta Verde, Da saudade e o nosso querido hino, Mondeguinas. Terminámos com um fervoroso FRA e o nosso Xiripiti e abrimos o palco à Tuna de Tomar. Ainda tivemos direito a um brinde aos malmequeres antes de nos despedirmos de Figueiró que tão calorosamente nos recebeu.
A viagem foi longa mas serena. Houve histórias, confissões, canções.
Termino com um boa sorte a todas vocês, um especial à nossa mais recente sereia, a Sumaf, que parte para uma nova aventura na sua vida, longe dos nossos olhos mas sempre perto dos nossos corações.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Attencion please - Calendário de Ensaios!!


Olá, comunidade mondeguínica!
Como é de esperar o tempo livre disponível não é o mesmo nesta altura (para umas é menos, para outras é muito mais!! ehehe) e portanto deixará de haver ensaios à quarta-feira.
Mas às segundas-feiras é para aparecer em massa, fazer um time-off no estudo intensivo e descontrair um pouco tocando, cantando e rindo de coisas sem sentido tal é o estado do nosso cérebro!!
Já sabem às 21h30 na Casa da Cultura, como sempre!!
Bom estudo a todos. :)
Saudações Mondeguínicas,
Blue*
sábado, 5 de junho de 2010
Mega Convívio Mondeguinas*
Olá a todos!!! :)
É com enorme satisfação que hoje relato o 1º Mega Convívio Mondeguinas COCS17, realizado na passada 4ªf.
Foi essencialmente uma oportunidade de voltar a estreitar laços com os nossos amigos e como a amizade e companheirismo entre tunas é uma característica intrínseca deste grupo, não podiam faltar os Padrinhos-Imperial Tertúlia In Vino Veritas e Afilhados - TMUC. Começou com um jantar bem regado nas Químicas e foi então que orgulhosamente contei cerca de 90 pessoas, que se reuniram neste dia, para partilhar connosco grandes momentos de música e alegria; acabando em grande animação no clube Rugby, onde ao som dos 80's, fizemos a festa, fizemos a torre mais alta, as danças mais peculiares... onde a noite foi nossa, como não podia deixar de ser...!!
Experiência a repetir? Certamente!!!
Saudações Mondeguínicas
Blue*
terça-feira, 1 de junho de 2010
Duplo Update
Nesta recta final de um já tão longo semestre e com os exames já à porta, todas nós andamos tão atarefadas que o tempo disponível para dar cá um pulinho não é muito... e como tal aqui vai um dois em um!! ehehe
Na passada
Lá nos dirigimos para próximo do palco e ao som da banda que tocava, muito animadas, lá dançámos, pulámos e fizemos moches umas às outras, o habitual...!! :D
Seguiu-se a actuação e fomos muito bem recebidas pelos habitantes e visitantes, público muito acolhedor e simpático que nos presenteou com aplausos e sorrisos. Chegada a hora do retorno, sobraram ainda uns minutinhos para comprar uns tremoços extra para a viagem e por fim regressar com sentimento de dever cumprido e acima de tudo de satisfação pessoal!! :)
Hoje, dia 1 de Junho, como sabem é o dia Mundial da Criança e as Mondeguinas não podiam deixar esta data passar em branco e, como tal, dirigimo-nos hoje à tarde ao Hospital Pediátrico de Coimbra para presentear as crianças com alguma música, muita alegria, e ime
Com um calor de perder 2Kg por hora, muitos balões coloridos e até um palhaço à disposição (Rennie, é mesmo um termo técnico!!) tentámos ao máximo recriar alguns momentos de diversão a todos os presentes, em especial às crianças, pois hoje (e sempre!) era o seu dia! Umas quantas músicas aqui, uma largada de balões, uma ou outra serenata, umas quantas de nós atingidas pela pistola de água (bem-vinda!!), uma Cantiga Beirã com passo... foi diversão pura e inocente e quem acabou por se divertir mais fomos mesmo nós, que no fundo também somos crianças!! :)
Obrigada pelo convite, pelos aplausos e pelos sorrisos!!
Feliz Dia da Criança!! :)
Blue*
P.S.: Amanha o imperdível Mega-Jantar-Convívio das Mondeguinas, Padrinhos, Afilhados e Convidados!! Junta-te à festa e aparece no Rugby Bar!!