quarta-feira, 1 de abril de 2009

VIII De Capa e Saia - o relato!

Mas quem será? Mas quem será? Mas quem será o pai da criança? Eu sei lá sei lá, eu sei lá sei lá… (e repetiu-se até à exaustão!!)

Relativamente à viagem apenas posso dizer que as “5 sobras”, das 18.15h, foram privilegiadas com uma interessante sessão de cinema, no portátil da rapariga do banco da frente. Pousados os instrumentos na residência, era a hora do Arraial com as bifanas, os finitos e algumas músicas à capela “pró pessoal do bar”!! “Óh Tafué, vem à janela…” e elas vieram e trouxeram consigo muitos sorrisos e simpatia!!
Há que realçar o aclamado Zé Mendes e a sua Sopeira de 20 anos que ainda não namora. Com eles dançámos, cantámos, rimos e a Mary fez a proeza de fazer a dança do ventre de copo em cima da cabeça. Cansadas, demos a noite por terminada e fomos repousar e serenar os pensamentos na rústica residência, típica casa de bonecas! A Rennie misteriosamente afirma ter chegado com a Siri, facto que mais ninguém confirmou, nem a própria Siri de sapato roto. (Hummm… Arbustooo???).

Após contornar o alegado problema da falta de água (modernices das banheiras…!!) todas estavam prontas, à excepção da Rennie que se queixava da água estar fria (sempre atrasada!!) e do casal maravilha (Ticha e Mariline) que refilavam porque a banheira era pequena para 2!!!
À espera, lá estavam os nossos guias, como aliás estiveram sempre! Sai uma tonelada de torradas e segue-se o check sound!! Eis que então a Oboé diz: ”Óh Blue chega aqui!” Descontraída subi o palco e aproximei-me (sem dar qualquer significado ao que tinha acabado de fazer!!) “Vai ficas aí.” (e aponta na direcção do microfone!) “Já percebeste que vais subir a palco não já?” Óbvio que não!! Nem hipótese de reacção tive!! Fiquei o resto do dia à espera para ter mesmo a confirmação de que não tinha percebido mal!!! Ehehe
A partir desse momento fiquei assustada!!! Estava rouca, surda e a achar aquilo muito muito estranho!!! (e continuo a achar…!) :D
Todas confortámos o estômago almoçando na cantina, (excluindo a pobre Vegeta!! ) e sossegámos numa esplanada de café, serenatas a quem passava, massagens à Mariline (pés, costas, cabeça…tratamento de princesa!!) e improvisos na harmónica da 19. Demos início ao Passe Calle – magnífica excursão por Évora com espanholas e chineses pelo caminho “porfabô fotó, queremos fotó!!” Algumas fotos aqui outras ali, uma passagem pelo templo de Diana sempre ao som das nossas vozes que iam enrouquecendo e ficando mais animadas!! Parámos num cafezito, algumas amêndoas amargas, uns “e quem não apita não passa!!” e o improviso nº 2, com reportório que incluiu o Rei Leão e o Stand By Me!!! Aí sim, sentiu-se o espírito e a harmonia mondeguínica!! Eram músicas atrás de músicas tiradas das folhas que tinha, uns solos de harmónica e uma divagação IM-PACÁVEL da nossa solista Mary (vocalista, segundo a Rennie!!). “O Passe Calles está ganho!!”, fiquei convicta … e acertei!! :D
Após o jantar, os guias lá nos levaram a beber o Abafadinho!! Era tempo de aquecer vozes e ensaiar a Senhora do Pezinho!!
Dirigimo-nos ao auditório e poisámos tudo nos bastidores, afinámos instrumentos, escrevemos a giz no quadro todos os nossos profundos e mais sinceros sentimentos (eheh!!) mas ensaiar que é bom… Nada!!

Início do espectáculo, notava-se cada vez mais o nervosismo, principalmente no silêncio e falta de expressão das nossas caras. “Estranhamente” (ou não!!) isso foi passando e por volta do intervalo a moral estava bem mais alta!! Ensaio à pressão, interrompido pela frase: “Elas já estão na 3º música, é melhor despacharem-se!!” e foi aí que estava a ver que não me ia conseguir mexer!! Deparámo-nos com o público eufórico e pensámos: “Já fomos!” não é de certo o melhor pensamento antes de subir a palco (digo eu que não tenho outra experiência!!) a garganta estava seca (a Ticha bem que pediu: “ninguém tem nada que se beba?!), o público era um monte de figuras desfocadas e o microfone parecia sempre demasiado perto de mim!! Eheh
Mas a melhor descrição de todas do que senti é que foi mágico, rodeada de sorrisos, de coragem, força e muito apoio!! Foi lindoo, incrível… (blá blá… essas coisas que quando se dizem parecem muito melosas e superficiais, mas que quando se sentem…!!!)
Ainda ao som do nosso espectacular Xiripiti, já fora do auditório finalmente me apercebi: tinha sido a minha primeira saída com as Mondeguinas, o meu primeiro festival, a primeira vez que trajei e tinha sido, de verdade!, a minha primeira subida a palco e sem ter o Sebastião como companhia directa!! Apeteceu-me saltar!! Finalmente reagi… eu sei, eu sei, um bocadinho lenta!! Agradeci a todas, pelo que me proporcionaram e ainda agradeço!! Obrigada!!
(e já que estamos em época de estreias… alguém teve a brilhante ideia de ser eu a fazer o post… seja! o meu primeiro post!!) :D

Já descontraídas, assistimos ao resto das actuações bem mais animadas e participativas!! Criámos até novos nomes para tuna (mas que talvez seja melhor não mencionar!) e lá saiu a Sopeira outra e outra vez!!

Chegada a altura dos prémios…. Voltou o nervosismo a todas, umas de pé, outras muito tensas sentadas agarradas à capa… lá ouvimos…
Passe Calle – Mondeguinas!!!
Melhor Pezinho….. (e ai sim, todas estávamos na dúvida, será…??) SIM é mesmo!!! MONDEGUINAS!! Felizes, histéricas, pulámos, gritámos, o pezinho era nosso e pudemos dizer: Jones o Pezinho já vai a caminhooo!!! (dentro da meia da Oboé, que é o melhor lugar para por o pé!!) E por fim o nosso Xiripiti!!
Foi muito bom ver a Drag chegar junto nós: “olhem, olhem é mesmo um Pé!!” fiquei orgulhosa do que conseguimos que mesmo com enganos na letra nos valeu o prémio!!

Com uma hora a menos de festival, devido à alteração da hora, eram já 4h! Os celeiros estavam longe, a hora para estarmos prontas era às 7.30h e portanto poucas foram as resistentes!! Na camioneta, só se ouviu um ou dois suspiros mais profundos das que dormiam mais entusiasticamente, uma chata insistente a tentar livrar-se das bolachas e uns quantos sons desagradáveis vindos do fundo… no geral foi dormir, quer de cabeça na janela, nos bancos, ou mesmo no chão… A posição para dormir foi o mais difícil de encontrar. E eis que, ao fim de 4.30h, lá está ela: Coimbra à vista!!
Viemos mais carregadas, não só com os prémios e a sujidade acumulada, mas com todas as vivências, com todos os sorrisos partilhados, com todas a maluqueiras, com todo o convívio entre tunas, com todos os olhares cheios de alegria e ternura, com tudo o que aprendemos de novo, com tudo que será para sempre INESQUECÍVEL!! :D
Senti que cresci e apaixonei-me ainda mais pelo espírito mondeguínico que existe entre nós!! Houve momentos que me deixaram sem palavras, que me fizeram corar ou rir baixinho... sorrir, gritar, pular e chorar (sim confesso!!). :P

Um Obrigada muito sincero minhas lindas*
Beijocas mondeguínicas

Blue*

12 comentários:

Sumaf disse...

Muito bem! Senti-me, ao ler o post, a viver aquele fim-de-semana do início ao fim em todos os pormenores! Mas com a mais-valia de não ter gramar 4h de viagem :)
Parabéns pelos prémios, e... já sabem: sempre que a Rennie for a um festival... Há arbusto!!! (IMPRE-SSIONANTE, pah!), he he
Bji***

Mariline de Castro Alves disse...

Blue!!!!
que bela estreia!!! em tudo!!!
no traje, no festival, no blog!!!

Parabéns :) temos cronista :)
foi um reviver de toda a história perfeito :D

já nem me recordava das danças do ventre de copo na cabeça bem equilibrado ;p lol

ORGULHO EM SER MONDEGUINA!!!!

Ps-há confirmações importantes por parte do guia...consta que uma certa pessoa lhe disse "segura-me nas pernas!!" lol
Mas quem será?? mas quem será? (essa pessoa claro!!!)
eu não digo mas sei :)

Rennie disse...

ora Bolas Marina=) mas quem é que se lembrou de sem querer dizer "há provas irrefutaveis, a Rennie teve arbusto" agora e ja na altura la está a rennie associada ao arbusto mesmo que os festivais sejam no deserto!!!:)

Falando do Festival eu teria duas palavras a dizer :) IM-PACAVEL:) e mais não digo... não é necessário falar nos prémios, onde ouver mondeguinas a tocar,cantar em armonia) mesmo que de improviso) o resto é musica=)

mesmo assim axo na minha inocencia que devia-mos ganhar o premio "melhor vocalista":)lol

so para que saibam nas Mondeguinas todas tem um papel importante,quer em cima do palco ou na plateia;)ou até mesmo em casa:) (como prova temos o prémio da senhora do pesinho=)


Um abraço pessoas significantes =)

Mariline de Castro Alves disse...

ah!!! queria tb dar os parabéns à TAFUÉ!! bela organização :)

e agradecer a todas as outras tunas que proporcionaram um excelente ambiente :) Feminis Ferventis (amigas do coração), Tunassa (companheiras de sala de back stage) e Tuna Sadina (companheiras de Passa calle e verdadeiras vencedoras :))

aos "6 tetos" agradecer pela magnífica prestação que nos deixou eufóricas pq mais uma vez, cantou-se "mas quem será?" lololol

e como não podia deixar de ser, agradecer à magnífica cidade de Évora pela beleza e pelo verdadeiro acolhimento :) linda cidade!!!

Tisha disse...

Ainda não tive tempo nem paciência de ler este testamento todo até ao fim, mas prometo que o farei ;)

Cavacadas Graciosamente Pegajosas**

mexicana disse...

vamos lá, é desta que vos dou o prazer das minhas palavras XD

a única coisa que falta pro post ser perfeito é um videozinho cheio de fotos parolas deste belo fim de semana! eheh

e o melhor destes dias não sabem vocês o que foi! foi a música maravilhosa que me acordou no despertador da blue!! quem me acorda com michael bublé merece tudo! eheh

beijocas* joaninha fofinha =P (mexicana)

Indie* disse...

Mas porque é que eu não fui?!.. mas porque é que eu não fui?!.. MAS PORQUE É QUE EU NÃO FUI?!?!?!?!
Vou ficar aqui a um canto a roer-me de inveja por não ter estado convosco em Évora.. Se bem que esta descrição quase me fez sentir que estive lá... :)
Não posso deixar de exprimir aqui todo o meu orgulho! Somos cada vez mais "nós" na nossa simplicidade, na nossa harmonia, na nossa mondeguinice incoerente e nosso canto boémio!
E claro, não poderia também deixar de mandar o meu moxe à blue! Minha grande pêga, PORQUE É QUE EU NÃO FUI?!
(como eu detesto a avaliação contínua.. :)
Eheh :)
Tenho tanto orgulho... :)
Assim me despeço, cada vez mais esquizofrenicamente mas sempre!, com muita amizade,
Indie*

Indie* disse...

P.S. Carlota, deixa de espalhar charme pelo país.. andar a plantar arbustos nos vários cantos de Portugal até parece mal.. eheh :D
Indie*

Bia do Rio disse...

Mas quem será? Mas quem será o arbusto da Carlota? Eu sei lá, sei lá. Eu sei lá, sei lá...

Rennie disse...

onde é que isto ja vai=)

mas se fosse verdade...mas é que nem isso...

lol

a plantação de arbustos é para contrariar o efeito dos incendios a nivel nacional=P

abraço pessoas significantes

beterraba disse...

Ninguém pára as Mondeguinas!!!
eu acho que onde quer que as Mondeguinas vão, só pela presença imponente, vivacidade contagiante e beleza de todas as ninfas, ganham prémios onde quer que vão, de norte a sul...mais provas??? naaaaaaaaaaa, penso que ninguém contesta, contra factos.....
beijokas
parabéns a todas;)

Dulci disse...

Oi!!!
Sim,voltei ca de novo para ler estes post maravilhosos... Ao ler o post d Blue revivi com saudade a nossa viagem a évora... a diversão,a harmonia,o acolhimento que recebemos... tudo!!!
Acho que cada vez estamos melhores,estamos cada vez mais unidas e isso contribui para que o grupo esteja coeso e a cantar espalamos magia e (en)cantamos por onde passamos... provas?? Aqueles premios que trouxemos para Coimbra :)
Um obrigado à TAFUE pelo convite e por nos ter proporcionado mais um momento magico...
Cada vez mais Amo as Mondeguinas e nao as troco por nada deste mundo!!! Momentos destes que passamos sao unicos e eu nao quero apartar-me de vós,jamais!!!
Sois lindas :P
kisses****