segunda-feira, 23 de março de 2009

III Serenatas ao Berço - Mortas mas histéricas

Quando saímos do festival e a Sumaf se sai, à uma da manhã, com um: “oh meninas, estamos mortas… Mas histéricas!” não pude deixar de sentir que aquela seria a expressão da minha noite… (essa e outra… mas “é a loucura” não fica bem para título de um post… :)
Saímos de Coimbra animadamente distribuídas pelos carros (sendo um deles o da nossa Sirigaita que não podendo estar presente manda o carro no lugar dela :)), cada qual a fazer maior estrilho… (é que foi mesmo “à gajas”..) E alguém ligou a dizer “Depressa, depressa, 105.0!!” e ligamos a rádio para ouvir Tony Carreira!!! “Já tínhamos os cartazes e o histerismo feminino típico, mas só na altura é que pareceu MESMO que íamos para o concerto!”!!! eheh :)
Era ver um carro branco a tirar fotografias no banco de trás, eram lenços cor-de-laranja a abanar ao vento, eram telefonemas só para dizer barbaridades (vivam os moches e as pessoas extravaganza!)… Enfim, era a loucura no seu estado (demente) pleno! :)

Chegadas a Guimarães, e depois de deixar o barrigão feliz na restauração de um belo centro comercial, deixámos a tralha na residência (um quarto para todas nós! Foi a loucura!!!!) e rumámos ao C.U. (café universidade) onde convivemos, bebemos, fizemos o passo, conhecemos os guias (Petromax, MP e Licho) e fizemos músicas para eles… enfim, mais uma vez… foi a loucura! :)

Daí fomos para o centro histórico para fazer serenatas a senhoras-que-regam-plantas-e-fogem-ao-nos-ouvir (bem, antes isto que levar com um jarro de água em cima!!), a casais de velhotes apaixonados (foi tão lindo!), a donos de bares (Paraxut) que nos forram o estômago antes mesmo do jantar e a esplanadas inteiras só porque sim… :)
E apesar do cansaço nesta altura já ser muito, lá voltámos à Universidade do Minho onde fomos jantar e daí seguimos para o auditório…
Afinámos instrumentos, vozes, laços de amizade e olhares cúmplices enquanto esperávamos pela nossa subida a palco… E estávamos nós em desespero (porque a água não aquecia a voz) quando surge, qual Dom Sebastião no meio do nevoeiro!, a nossa Clara-mamã com uma garrafa de vinho!!! Soube-nos a… vinho! E que bem que soube!! Era o empurrãozinho que precisávamos para subir a palco! E assim subimos a palco… E assim sorrimos, cantámos, tocámos… E assim o público nos dedicou uma música do Vitória!!... E assim saímos com o Xiripiti de palco… E assim estávamos: histéricas! :)

Depois foi a temida (ou não!) altura de receber os prémios… Ganhámos "Melhor Serenata", "Melhor Tuna" e, mais tarde, o "Tuna mais Tuna"… Mas acima de tudo ganhámos uma noite incrível!! Não, não foi pelo strip masculino, nem pela cerveja-que-adornava-um-certo-corpo, nem muito menos pela Mary e Obué em cima de uma coluna… Mas foi uma noite incrível porque estávamos juntas… Cada uma no seu mundo, mas juntas num mundo bem mondeguínico!

No domingo lá saímos da residência à hora (mais ou menos) prevista e fomos tomar o pequeno-almoço ao centro da cidade… E mais uma vez demos alma à voz e voz à alma para agradecer os croissants-fantásticos e os sumos-miminhos que nos deram naquela pastelaria!!!
Seguiu-se mais um almoço… Na companhia da família da Mary (e que família fantástica!!) em que não faltou nada! Nem conversa, nem música, nem crianças com covinhas a jogar futebol e muito menos faltou comida! Estava tudo tão delicioso!

E depois foi a vez de irmos ao Chez Tony Bar para nos deixarmos encantar pelas pessoas de Nespereira... Porque não fomos nós a encanta-las a elas com a nossa música, mas elas a encantarem-nos a nós com a sua maneira de ser e de estar!!!

E pronto, foi assim que se passou mais um festival, mais um convívio, mais um encontro de tunas, mais um momento de estreitamento de laços de amizade que são cada vez mais fortes…
E para a semana é em Évora!!! :)

Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*

P.S. E segundo a Sumaf “HÁ PROVAS IRREFUTÁVEIS! A Carlota teve arbusto!” :D
Vídeo by Mary

14 comentários:

Anónimo disse...

Ora não foi um vinho a saber à Clara, foi um vinho a saber "à pato" do Cor da Tangerina!Já não me lembrava de roubar garrafas e muito menos de partir rolhas e ter que desenrascar com a chave de casa para conseguir beber a pomada!Há falta de um "Macguiver" a chave de casa também dá para empurrar as rolhas...eheheh
Foi muito bom, mesmo não tendo ficado convosco estivemos sempre em pensamento e atentas ao telemóvel:) eu e as outras sereias que estiveram presentes só temos uma coisa a dizer: ESTAMOS MUITO, MUITO ORGULHOSAS:)
Sereia-mamã babada:)))))))))
bjs

petromax disse...

Olá meninas!!Muitos parabéns pelos prémios,pela simpatia,por tudo.São todas espectaculares,fiquei contente e orgulhoso por ser vosso guia.Desejo-vos tudo de bom para o futuro e os votos de nos encontramos um dia,mas sem strip tease,eheh!!!!

Beijinhos do guia PetromaX

Indie* disse...

Nem tenho mais palavras para descrever a actuação... Só mesmo a lagrimita no olho ao ouvir-nos cantar... :)
Tenho um orgulho enorme a transbordar do peito pelas Mondeguinas! Obrigada pelos momentos e viva a nossa loucura saudável! :)
Somos lindas! eheh :)
Festival louco! :)
PetromaX, apesar de, pessoalmente, não ter visto o teu strip, esperamos re-encontrar-te em breve! lol lol :)
Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*

Anónimo disse...

Foi tudo muito bom mesmo!
É de realçar (não fosse eu a Sumaf, ou a "Sumangoa" Mondonga), que o mais importante de toda esta aventura foi o bem estar interno do grupo. Estivemos todas muito "em paz" umas com as outras, e creio que isso tenha dado frutos tanto em palco, como em todo o lado por onde passámos. A união foi fundamental, e o sorriso inevitável! Mesmo que não ganhássemos todos aqueles troféus, eu sei que viria de Guimarães de coração igualmente a abarrotar :)
Beijo a todas!

ps1. - yap, as provas são mesmo irrefutáveis, Carlota! he he

ps2. - Para os pais da Mariline vai um "ahh, ehh, UPAAA!" bem à desgarrada ;)

Anónimo disse...

e palavras leva-as o vento o que fica são realmente os sentimentos indefeniveis mas nomeaveis: alegria, amizade,companheirismo, alguma compreensão e como somos seres transparentes a musica mostrou-nos que perante tais sentimentos não há tons ou "play-backs" que resistam:) eu ouvi e senti realmente as mondeguinas em unissuno...em duas palvras defino mais uma vez este fim de semana com prémios ou sem eles IM-PECAVÉl, um bem haja as organizadoras as participantes e ao maravilhoso publico .cheio de gentes do norte com sentimentos luovaveis(obrigada familia:)á minha e a da mariline:)



ps:e ja agora quem é a carlota? essa do arbusto:P


oh maltinha a estória do arbusto tem que ser esclarecida porque mentiras ditas muitas vezes passam a parecer verdade e não pode ser:)

um abraço a todos pois sois e sereis para mim pessoas SIGNIFICANTES:)

Anónimo disse...

Bom, como disse outrora um autor: "A verdadeira amizade pode basear-se somente na união de modos de ser semelhantes." e por isso, concordo com o facto de a coesão do grupo ser uma das chaves principais para o sucesso! os resultados estão á vista!!! as mondeguinas arrasaram( e também foram arrasadas pela simpatia das gentes do norte)!! sim, a exibição do petromax também foi um dos pontos altos da noite hheheheheh
adorei, venha a próxima aventura mondeguínica!!!;)
beijokas da beterraba*

Anónimo disse...

nao esquecendo da sessão limpa-parabrisas durante a viagem. sempre umas ajudando as outras a manterem suas frentes d carro limpas. hahaha
festival p-e-r-f-e-i-t-o!!!!
arrasamos!

fabiana disse...

parvas! so a meter inveja! :P
mesmo não tendo estado presente, fiquei muito contente por vocês, muito orgulhosa das Mondeguinas e muito feliz por pertencer a esta "família"!são pessoas como vocês que fazem desta tuna uma tuna única! beijos gigantes para todas!

Mariline de Castro Alves disse...

que mais dizer?
já foi tudo dito!!!

Fim de semana perfeito :)
Mondeguinas com espírito e música no coração :)

Parabéns a todos!!! Mondeguinas, guias, tunas participantes (TAFUE, Sirigaitas e Tuna Feminina do ISCAP), Afonsina, Sereias e um parabéns muito especial, por toda a excelente organização, à Tun'Obebes!!!
Fantástico meninas!!! Do melhor!!!!

A minha família tb merece um obrigada sincero ;) nem esperaria outra coisa...assim como a família da Rennie :)

Como dizem os nossos auto-colantes: I LOVE MONDEGUINAS!!!!
e tenho dito!!

Ps_ Sumaf bem dizias tu, é EI OU OUPA!!!

Unknown disse...

ora boas tardes!!
perteno a tuna feminina da ESEIG a Afrodituna.os nossos padrinhos, os Gatunos, vao fazer o festival deles dentro de algum tempo i nos queriamos pedir o favor de se fosse possivel, enviarem-nos uma gravaçao e os acordes da vossa musica "Ladrao", para lhes dedicar.

deixo aqui o meu email

obrigado

rita__maria@hotmail.com

Anónimo disse...

;)Há dias que marcam a alma e a vida da gente, um desses dias foi no festival de tunas em guimarães com as mondeguinas e restantes tunas do qual nunca me vou esquecer ficando gravado na minha memoria, e que traz saudades dos bons momentos passados naquela cidade recondando o quanto amavéis as pessoas foram connosco e da forma como nos acolheram.
Existem coisas k precisamos de lembrar para nao esquecer, mas existem coisas impossíveis de esquecer tal como a harmonia que existiu entre todas nos tanto durante o dia como no palco (adorei ver vos),como no bar.
tenho a dizer k se esquecer fosse fácil um dia nao existiriam lembranças.o esquecimento é o suicidio da alma, mas como a alma é imortal é impossível esquecer estes momentos fantasticos que as mondeguinas proporcionam e todas as tunas que para ele contribuiram.
Um obrigado tambem para os nossos guias(Licho, MP, e Petromax.
Beijinhos para tds;)
Adorei este festival;)
ass:caloira sirene

Anónimo disse...

Guimarães... Nome de cidade que ficará guardado no meu coração com muito carinho...
Foi um festival e tanto :)
A viagem de ida foi na maior diversão ou não fosse eu no carro mais animado onde so havia alegria e paródia (o nosso KIT antena automática,o carro da tisha) com companheiras divertidas (*Rennie*,*Vegete*,*Sirene* e a nossa condutora *Tisha*)...
Ao chegar à cidade berço fomos recebidas muito bem pelos nossos guias MP,Petromax e Licho.
Agora resumindo... Foi um festival encantador,um obrigado sincero à Tun'Obebes, foi excelente!!!
E também gostei da experiência de termos ficado pela primeira vez todas no mesmo quarto :) foi diferente e adorei... Talvez esse facto tenha contribuido para a harmonia que as Mondeguinas tiveram nessa noite...
Este festival ficará sempre memorável por todos os pontos referidos acima e também por me ter divertido imenso ;) ainda me recordo por vezes do meu espanto ao ver o nosso guia Petromax ao rubro no seu famoso strip-teae...a entornar a cerveja em cima de si proprio e tal... muito sensual,lololol :P
Também um muito obrigada à familia da Mariline que nos acolheu muito bem e nos preparou aquele almoço magnífico,um banquete divino :)
Despeço-me então, ja com saudades deste fim de semana mágico...
Um grande abraço da Dulci***

P.S- E as Mondeguinas... UHUHUHUH... :)

Anónimo disse...

É com muita tristeza q torno publica a minha demencia, sim apaguei todas as fotos e videos de guimaraes sem querer (incluindo o video do strip q so eu tinha)! E agora para amenizar o meu erro.... mas para que fotos videos...?? ha imagens q nc se esquecem, quem esteve lá viu quem nao esteve temos pena pq perdeu mt.
Adorei cada bocadinho deste fds foi tudo fantastico, um agradecimento especial para a familia da mariline que me fizeram hamburguers vegetarianos! :D

MONDEGUINAS!!!:D

Indie* disse...

Vais ser espancada, vegeta...
Tenho dito!
(lol lol lol)
:)

Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*