domingo, 30 de setembro de 2012

Novo CD, "Da Saudade"

 O Sonho ganhou vida... A 29 de Setembro de 2012, as Mondeguinas apresentaram o seu segundo álbum, "Da Saudade". Com ele juntamos mais uma vitória aos 19 anos de História deste grupo. Foi um longo caminho precorrido, muitas horas de dedicação a fundo, para ver imortalizado o trabalho de gerações de Mondeguinas. 

Com grande orgulho, damos a conhecer este CD, composto de temas originais e populares portugueses, que conta um pouco da nossa história mas também divulga a vastíssim
a cultura musical portuguesa. Desde o Minho à Madeira, à história de Pedro e Inês, as serenatas à janela e muito mais, "Da Saudade" retrata a dedicação de um grupo. Um grupo de amigas, um grupo de mulheres empenhadas a elevar sempre mais alto o nosso estandarte!

A apresentação oficial do nosso novo álbum teve lugar no Café Santa Cruz, que se encheu de rostos bem dispostos, para uma noite que apenas podemos descrever como mágica! Entre sorrisos e mesmo algumas lágrimas, levamos o público numa viagem em forma de medley, para abrir o gostinho às surpresas que "Da Saudade" guardava! Foi muito bom contar ainda com todas as nossas queridas Sereias, que viajaram de toda a parte para estarem presentes, pois esta vitória é de todas nós!

Obrigado pelo apoio, pelos contributos que levaram à concretização de um sonho! Obrigado por levarem a nossa música, a nossa voz.

Obrigado pelo carinho com que recebem as "meninas de malmequer da orelha".

Para vós, "Da Saudade"

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Parabéns Mondeguinas!!




Dizem que é preciso sonhar primeiro, que depois alcançamos tudo o resto... Basta crer e querer!Mas acreditar num grupo e levá-lo a bom porto, nem sempre é fácil e quantos são os que fracassam... Na verdade é preciso mais que acreditar. É preciso união, companheirismo, força de vontade e remar contra mil marés que se atravessam!


Mas desde o início da sua história, as Mondeguinas conseguiram ser assim, e muito mais. Acolheram todas as que quiseram fazer parte de um jardim onde florescem as mais belas amizades. Uma família onde há lugar para qualquer uma... e aqui sim, basta querer ser! 
Nada mais me apraz que escrever este texto, em nome das Mondeguinas. Porque hoje, mais que qualquer outro dia do ano, estamos em festa! Celebrar 19 anos de canções, de viagens, de festas, de sorrisos, de alegrias! 

Mas também de adversidades, de obstáculos, de momentos menos bons. Momentos estes que nos fizeram crescer e querer ser mais, fazendo ouvir a nossa canção, canção de Coimbra, canção do Mondego, canção das suas Ninfas. Ninguém lhes fica indiferente. 

As Mondeguinas cultivam sorrisos nas caras dos amigos, animam qualquer olhar mais tristonho, dão uma alma nova onde quer que passem! As Mondeguinas são um grupo que se entregou a estes ideais de coração aberto, pronto a viver Coimbra de uma maneira especial.

E dizem as sereias, que no recordar de tempos que por aqui viveram, as Mondeguinas têm um lugar especial no coração! 
Mondeguinas é para sempre, acredito!

Neste dia especial, obrigado a todas e todos os que contribuíram para 19 anos tão ricos e absolutamente fantásticos! 

Obrigado àquelas que em pleno ano de 1993 ergueram o punho e lutaram por um lugar! Obrigado àquelas que nos anos seguintes conseguiram levar para a frente e deixar que chegássemos hoje, 17 de Maio de 2012, com um grupo que é praticamente uma família que nos acolhe nesta cidade tão mágica! Obrigado! 

Parabéns Mondeguinas, Ninfas do Mondego!

"As Ninfas para mim cantaram 
No ar ecoaram vozes cristalinas
Gritaram no escuro da noite 
Nunca te esqueças das Mondeguinas" 

Um grande FRA! 
Rato 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mondeguinas na Noite dos Horários



Como é já sabido, a Noite dos Horários é um dos convívios estudantis de Coimbra mais conhecidos.

Tem a sua origem na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em que os alunos tinham de se inscrever presencialmente nas turmas. Como a inscrição nas turmas era limitada a um número de vagas reduzido, os estudantes faziam fila logo de manhã no primeiro dia da inscrição para serem dos primeiros a escolherem e ficarem com uns horários melhorzitos! Com a abertura de novos cursos na FEUC, o número de alunos aumentou e a malta começava a reunir-se logo na noite anterior para guardar lugar na fila.
E o que melhor fazem estudantes de Coimbra, todos juntos numa noite na Faculdade? Ora pois um convívio. Os núcleos montavam barraquinhas com comida e bebida para ninguém esmorecer. Com o passar dos anos, este ritual foi dando lugar à tão conhecida Noite dos Horários, que tem sido realizada em vários locais, como Escola José Falcão, Theatrix, e outros...

Este ano, as Mondeguinas marcaram presença neste evento, na Praça da Canção, dia 8 de Março de 2012!

Começamos com um animado jantar, juntamente com os nossos já conhecidos amigos do Coral Quecofónico do Cifrão!

Depois, lá seguimos todos juntos para a Praça da Canção!

Afinadas as vozes e instrumentos, subimos a palco para mais uma brilhante e super animada actuação, com direito a um "Parabéns a você" para a nossa Mondonga!

O público cantou, dançou e aplaudiu, o que nos transmitiu bastante conforto e orgulho em estarmos presentes pela primeira vez na Noite dos Horários e sermos tão bem recebidas!

Finalizada a actuação, a noite estava longe de acabar!

O Coral Quecofónico do Cifrão subiu também a palco, cantando e encantando donzelas com as suas serenatas e canções tão animadas como eles!

E por ali fomos ficando, para mais uma noite de convívio, tão animada e memorável!

Agradecemos à organização da Noite dos Horários pelo convite! Esperamos estar presentes na próxima!


Rato

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Obrigado por tudo, Jones!



Jones…minha…

Desde já, peço imensa desculpa pela demora…. A organização blogueira das Mondeguinas já me pediu há MUITO tempo isto, mas já sabes como é!

Nem sei bem o que escrever, para ser sincera, passam neste momento tantas coisas por mim quando penso que tenho de escrever sobre ti, mas nenhuma delas é capaz de se resumir em palavras. E foram tantas as coisas que tive o prazer de viver contigo nas Mondeguinas que gostava de por isto em palavras.

Para mim foste sempre um exemplo desde caloira. Deste uma dedicação a este grupo sem precedentes, sempre sem hesitar qualquer momento. Como Mondeguina, debateste-te contra tudo e contra todos para levar este grupo para a frente, marcaste sempre a tua posição como ninguém, dentro e fora do grupo, as tuas fortes convicções ajudaram-nos a crescer cada vez mais. Já para não falar da excelente Presidente que foste, sempre ali a bater o pé a defender as Mondeguinas venha quem viesse! Ah… e a chegar a horas aos sítios, que também foi uma grande vitória :P E como artístico, foi um prazer partilha-lo contigo! Conseguiste trazer a Senhora do Almortão para o palco, que estava esquecida por entre as inúmeras pastas daquele armário. Lutaste sempre para a qualidade musical deste grupo nunca se perdesse….enfim… foste uma Mondeguina exemplar, as Mondeguinas não seriam as mesmas hoje sem a tua passagem por cá.
A tua força de vontade e iniciativa foram incansáveis com este grupo! Estavas em tudo, seja para sair, divertir e andar a tocar por aí, seja para ir a reuniões chatas, ter de responder pelo grupo, nunca disseste que não a nada que as Mondeguinas precisassem de ti!
E por fim, sim, porque ainda não acabou, muito merecidamente foste Mondonga-Mor! Foi com imenso orgulho que eu te vi nesse cargo quando cheguei do Brasil, uma das pessoas que cresceu comigo dentro deste grupo e nesta vida académica, e que esteve sempre presente nos momentos importante, agora era a MINHA Mondonga-Mor, mesmo um orgulho que não tens noção. E com mais orgulho foi ainda receber este cargo vindo de ti! 

Mas esta fase da tua vida acabou e não te podíamos deixar ir embora sem te rasgares! Como nunca mais te decidias com a data, marquei-o eu, sem tu saberes, com preciosa ajuda da Muppie.
Quando entraste no Couraça e eu disse: BENVINDA AO TEU RASGANÇO, a tua cara é algo que nunca vamos esquecer! Até confirmares pela milésima vez se eu estava a falar a sério ou não, não acreditavas que te estávamos a fazer isso, foi lindo. Foste sempre uma pessoa muito especial nas Mondeguinas, não fazia sentido ires embora sem um rasganço ao mesmo nível 

A meia-noite estava a chegar, o teu traje já não nos dava grandes resistências, lá fomos nós para a Porta-Ferrea, na penumbra daquela noite para o tão esperado momento, e por fim, foi entoado o canto da despedida e desfeito aquele que te acompanhou durante esta longa caminhada a tua vida!

Bem, foi um prazer compartilhar contigo esta vida mondeguinica!
Acabou uma etapa da tua vida mas começou outra bem melhor e que muito sucesso vai ter, tenho a certeza!
Obrigado teres dado a este grupo sempre o melhor de ti!

Beijo grande minha vaca! (desculpem, mas teve que ser) :P
As saudades já apertam!
Obué

PS: Não sei percebeste o esforço que tive de fazer durante todo o texto para não te chamar nomes e isto ser uma coisa séria, é bom que leves isso em atenção! Ah, e desculpa também o cliché da música do vídeo, mas como era para ti não fazia sentido ser outra.

domingo, 11 de março de 2012

"Assim me despeço, sempre!, com amizade, Indie* "



Tenho que começar este texto com um pedido de desculpas! Já passaram dois meses e eu sem ter escrito isto, apesar de pensar todos os dias neste texto.

No fundo não é fácil e talvez nem devesse ser eu a escreve-lo. Mas quis ser eu, por razões que vais perceber quando leres até ao fim.
Estas palavras são para ti Indira, Drª Marta Brás!

O dia do rasganço, eu posso apenas imaginar que seja um turbilhão de emoções. Tantos risos como lágrimas, mas que vale a pena. Deixar um pedacinho do traje que te acompanhou em tantas aventuras. Realmente, “ficas tu por ai”.

Eu não estive presente no teu rasganço, o dia que te despediste de Coimbra aos olhos de estudante. Mas no meu coração estive lá. Porquê? Porque pessoas especiais, apesar de longe, levamo-las sempre connosco.

E é assim que tu levas as Mondeguinas. Não vais estar lá, mas é como se nunca partisses.
Descobriste, como todas nós, um grupo de amigas, que estão sempre para ti, no bom, no mau.

Dedilhando as cordas da tua guitarra, tocaste sonhos e melodias mágicas que acompanharão a tua vida. Cantaste ao vento as mais belas canções de vida que cimentaram amizades e tantas histórias que vais contar e recordar com ternura e saudade.

Nos maus momentos, encontraste conforto. Um porto de abrigo onde todos os problemas se evaporam e é como um novo começo.

Agora és sereia mas sabes que, a partir do dia em que entraste na Casa da Cultura és Mondeguina sempre. O malmequer vai estar sempre lá, todas nós vamos estar sempre lá.
E todas as vezes que voltarmos a esta cidade fantástica, vamos cantar e tocar a saudade e celebrar a amizade que une um grupo que muda a nossa vida! Os disparates tão espontâneos e divertidos, longas conversas em que nos perdemos no tempo, entre um copo e outro, mais uma música, mais um sonho!

Indira, és um exemplo de Mondeguina, alguém que de tão simples e delicada consegue ser grandiosa e uma grande mulher. E agora despedes-te, “sempre com amizade, Indie!”
Resta-me desejar que a tua vida seja tudo o que sempre desejaste. No que conta às Mondeguinas, são para ti!

E desculpa todos os ensaios em que aturaste a minha flautinha irritante, mas se não fosse assim, era menos uma história para contar!

Beijinhos e saudades sempre,
Rato *

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mondeguinas na inauguração do Be Coimbra



Ontem as Mondeguinas tiveram direito a destaque no "Diário de Coimbra"!
Foi com muito orgulho que estivemos presentes na inauguração do novo espaço cultura da baixa da cidade, "Be Coimbra".
Desde já agradecemos o convite e deixamos votos de longos anos de sucesso!

Aconselhamos uma visita :)

"
Coimbra ganhou um novo espaço cultural que tem o fado como elemento aglutinador. A inauguração decorreu ontem num ambiente de convívio e alguns momentos musicais
O Largo do Paço do Conde ficou mais enriquecido. A antiga loja de loiça, Saul Morgado, transformou-se num espaço de cultura, onde os turistas, portugueses ou não, e os próprios conimbricenses, podem apreciar um momento musical, apreciar uma qualquer exposição de pintura, fotografia ou outra arte plástica, e observar e mesmo adquirir peças típicas da cultura e história da cidade. Desde a loiça tradicional de Coimbra, elementos ligados à história da canção de Coimbra, instrumentos musicais, com destaque para a guitarra de Coimbra, literatura específica e até mesmo o vinho, de conceituadas adegas da região da Bairrada, tudo é possível encontrar ali." in Diário de Coimbra, edição de 15 de Fevereiro de 2012

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O nosso São Valentim


Ontem (14-02-2012) foi um dia cheio de afazeres para as Mondeguinas, é isso que é preciso! :D

A começar logo cedinho, 10h da manhã e na sequência do último post, fomos aquecer os corações dos apaixonados que passavam pela entrada principal da AAC (Associação Académica de Coimbra) onde tocámos e encantámos com os nossos originais de sempre! Fomos premiadas, com guloseimas e palavras doces para encher o nosso dia de S.Valentim, pelos elementos da DG (Direção Geral) ali presentes, um muito obrigada a eles pelo convite que nos permitiu espalhar a nossa magia pela cidade num dia tão especial como este.
Por ali nos mantivemos reunidas a oferecer a boa música e a boa disposição de sempre!...

Já mais para o fim da tarde fomos convidadas para a inauguração do mais recente espaço cultural de Fado de Coimbra, Be Coimbra, no qual fomos muitíssimo bem recebidas e a quem deixamos o nosso maior agradecimento. É um local que as Mondeguinas aconselham vivamente a visitar! :)

Não nos percam de vista, até à próxima! ;)

Crim

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados



No Dia dos Namorados, a AAC, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Profitecla, irá espalhar música e flores pela cidade dos estudantes.

As Mondeguinas não ficam de fora e vão espalhar sorrisos e serenatas também!
Por isso, se ainda não tens planos para este dia, não faz mal! Junta-te à festa! :)

Venham daí!



Estudas em Coimbra e achas que já viste tudo?
Queres embarcar numa aventura que mudará para sempre a tua vida?
Estás preparada para viver os melhores tempos da tua juventude?

Pois bem, vem ter connosco!
Ensaios todas as segundas e quartas na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro, por cima da cantina da sereia e no edifício da biblioteca municipal), às 21 horas!

Trás a vontade, trás a alegria, trás a vergonha e o "ai eu canto tão mal"...

Esperamos por ti!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Benne, a sereia...



Porque quaisquer palavras de amizade, felicitação e orgulho nunca vêm tarde, reservo este post para relembrar mais um dia mágico na história mondeguínica, principalmente para uma menina em especial.

Num fim de tarde já escuro e frio, característico de Novembro, não foi o suficiente para nos deixar fechadas em casa, e as “mesas” repletas de pequenos pecados doces iam sendo postas. Família, amigos e claro Mondeguinas foram juntando-se na já tão conhecida Porta Férrea, alegrando o ambiente com música, risos e capas rasgadas.
As várias famílias da nossa querida Joana Costa, juntaram-se como uma só e transformaram o momento do rasganço algo inesquecível, cheio e sorrisos, lágrimas e olhares trocados com emoção.
Seguiu-se o jantar, recheado de brindes e música característicos dos encontros de amigos e Mondeguinas.

Tenho a honra de escrever aqui pela primeira vez, dedicando este texto à minha querida afilhada, que tanto orgulho me deixa na sua passagem por esta família. Desde os primeiros momentos nas Mondeguinas, a Joana entregou-se de corpo e alma no grupo, amizades surgiram espontaneamente como se já há muito nos conhecêssemos.
Estou muito feliz por teres completado esta etapa, e ainda mais por ter tido a oportunidade de fazer parte da tua vida, e ser escolhida para te amadrinhar!
Falo por todas quando te desejo as maiores felicidades nas próximas fases do teu trabalho, e sei que vais conseguir conquistar todos os teus sonhos.

A família mondeguínica estará sempre cá para tudo o que precisares!

Beijo enorme* Mexi