domingo, 17 de maio de 2009

São 16 anos pelas calçadas de Coimbra...

Fazemos hoje 16 anos... Poderia haver bolos, velas, gritos de alegria e músicas a correr pelo Mondego...

Mas não!

Decidimos ser diferentes: o bolo fica para o ensaio... as músicas ficam a acompanhar cada segundo do nosso dia... Mas o sentimento… Esse... Vimos gritá-lo aqui:


AS MONDEGUINAS ESTÃO FELIZES! :)


Somos diversidade, somos alegria, somos música e somos mulheres de garra, lágrimas e sorrisos! Somos nós! "Uma escola de afectos onde se forjam grandes mulheres!", "Uma permanente lição de amizade e de vida!"...
Como diria alguém, "São a minha segunda família"... "São uma força humana capaz de me fazer virar o mundo por saber que as tenho ao meu lado... São a minha fortaleza e fonte de inspiração pelo exemplo humano que todos os dias partilham comigo. São pedra angular sob a qual posso repousar em dias de maior desassossego..." :)


Somos... Somos tanto! "Somos um estilo de música/vida e uma vida/música com estilo"... Somos "a forma perfeita de viver a Academia"... "Um espaço de partilha de emoções"... "O sorriso de alegria, a lágrima de saudade, a amizade eterna e a cumplicidade de uma Sociedade Malmequeriana"... "A alegria de cantar, o prazer de subir a palco, o poder feminino, o conforto de ter amigas para a vida"... :)


Somos desde o início "pioneiras numa época de desafio!"... "Somos a saudade... Das esplanadas do cartola? Do café mil doce? Dos (tre)moços no OAF? Dos finos no Couraça? Do S. Gregório de alguém à janela do Reis? Dos FRA's à porta da AAC? Dos PeddySerenatas pelos arredores de Coimbra? Dos tralhos no Quebra Costas? Da perseguição de florista em florista a 5 minutos da actuação? Dos enganos convictos no Ré menor.. Sem Dó? Também... Mas somos a Saudade com sorriso nos lábios por poder continuar a tropeçar nos nossos sorrisos"... "Somos a alegria de cantar e sorrir em sintonia pelas ruas de uma cidade mística, não "Coimbra-cidade" mas "Coimbra-(o-nosso!)-lugar-eterno"... Somos "o chorar de emoção numa balada de Magia"...


Somos "a partilha de um canto que já nos faz cativas, os versos de saudade que nos transportam a pureza de um malmequer, a paixão inflamada de uma acorde, o calor negro de uma capa voando ao luar, a camaradagem, a personificação de uma juventude sem tempo ou velhice, sem geração"... "Uma malmequerlândia cuja beleza faz esquecer qualquer problema porque é uma muralha sintonizada sem distâncias entre a Música e o Sol, onde a infra-estrutura do Tempo se rende a um FRA, ou a uma bebida composta por pétalas e claves, onde o Som é o caminho estreito da Amizade e cada riso a Luz que colmata a Saudade"... :)

E porque "no mundo dos malmequeres conhecemos Coimbra, no mundo da música descobrimos as baladas e no mundo da amizade descobrimos gerações e gerações de Mondeguinas"...


Parabéns a nós! :)


Porque afinal ao "seguir o sorriso do Malmequer aprendi a melodia do Mondego com todo o espírito académico as Mondeguinas são o meu sossego"...

Mas no fundo, no fundo...
"As Mondeguinas não são flores que se cheirem... São flores que se ouvem na saudade de dias inesquecíveis!" :)

E o futuro? Porque em dias de aniversário pensamos sempre no futuro... Será que somos eternas nas margens do Mondego? Bem, "é certo que tudo tem um tempo para durar... mas nas Mondeguinas esse tempo nunca passa. Fica-nos debaixo da pele, como a cidade, o Mondego e os amigos. Não se pode explicar, nem testemunhar... só viver!"


"Ser Mondeguina
É ser-se uma menina..
Na voz uma Mulher
Nas mãos uma Guitarra
E no cabelo um Malmequer..."


PARABÉNS, meninas!!

7 comentários:

Clara disse...

e somos isso e tudo isso e muito mais....somos assim... uma faMilia... uma Melodia de vozes e compassos alinhados (às vezes em desalinho também ehehe) mas sempre com um sorriso de orelha a orelha e hoje somos verdadeiras Adolescentes:)fazemos 16 primaveras, 16 malmequeres ornamentam a minha casa, 16 malmequeres brindam o meu coração e cantam os Parabéns (seja tocado em Dó ou Ré) ao futuro das próximas 16 primaveras! Vejam mais dezasseis malmequeres!
Bjs a todas

Indie* disse...

Porque as Mondeguinas mais que uma associação cultural são um emaranhado de amizades cruzadas, momentos loucos e melodias alegres: sorrio convosco! Obrigada por tudo o que me fizeram aprender! :)
E parabéns a nós! Pelas amizades que mantemos (dentro e fora do grupo), pela música constante, pela individualidade que temos mas que não nos torna "menos grupo" e pela capacidade de rir nos maus momentos e de saltar de alegria nos bons! :)
Parabéns, meninas! :)
Viva o malmequer, os copos, as guitarradas, as conversas sérias, o "M" (de Música e de Mulher) e os vossos/nossos sorrisos! :)
Parabéns!

(tenho a informar que entretanto fiquei sem dinheiro no telemóvel, daí só metade de vocês ter recebido a mensagem... eheh :)

Aura disse...

Feliz aniversario!!!!!! Apesar de andar pelo Alentejo profundo... nao me esqueço que fiz parte dessa familia maravilhosa que sao as Mondeguinas!!!!!!
Beijocas florais da alentejana, Aura

Clara disse...

um bêjo para a nossa alentejana enfermeira:D
saudades cachopa... muitas!

Patins disse...

Parabens ;) a todaaaaaaaaas
as que estao perto ou mais distantes, às que conheço e às(poucas) que nao conheço...
Hoje apesar das distancias estamos juntas e somos "bébés" ao mesmo tempo :)
beijos a todas
***

PS.Nao podendo ir ao ensaio comer bolo, informo que vou comer um inteirinho e sozinha :) ja que sou sereia (metade-mulher/metade-baleia) ao menos vingo-me :P

Mariline de Castro Alves disse...

Pois é...
Passou mais um ano mas a garra e a força que tanto nos caracterizam permanecem.. estão em nós: em cada olhar, em cada abraço, em cada lágrima (quer de alegria quer de emoção), em cada canto, em cada acorde, em cada nova caloira e em cada uma que parte para uma nova vida!!

Que em cada aniversário seja renovada esta força, esta união e esta cumplicidade para que possamos continuar, com força e em força, a marcar esta academia com o melhor que temos e sabemos!!

Para todas um grande abraço colectivo de parabéns!!! A todas as gerações um imenso obrigada pela dedicação e esforço que fizeram com que as Mondeguinas marcassem firmemente a nossa academia e o nosso coração :)

Orgulho em ser Mondeguina SEMPRE!!!! :D

Mary***

Beterraba disse...

um dos meus maiores orgulhos, senão o maior desde que vim para esta cidade foi ter conhecido este grupo que tão bem se caracteriza por tudo isto que foi dito!!
as mondeguinas são novas mas espero que cheguem á quarta idade (sem se reformarem), que o rasto mondeguinico nao seja banido...NUNCA!!!porque só quem cá está é que partilha desta amizade e sentimento tão profundo e enraizado e que faz de nós Mulheres com m maiúsculo!!
VIva a nós todas. VIva as MONDEGUINAS!
Beijoka especial para vocês*