terça-feira, 20 de abril de 2010

VI TUNALIDADES - o relato!

Olá a todos!

Como sabem, decorreu no passado sábado, dia 17 de Abril, no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) em Coimbra, o “VI Tunalidades”, Festival de Tunas Femininas organizado pel´As Fans, com a participação das tunas “Mondeguinas”, “Gatuna” (Tuna Feminina Universitária do Minho), TFUCP (Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa do Porto) e TFAAUAv (Tuna Feminina da Universidade de Aveiro). Dos grupos convidados fizeram parte os Rags, Fan-Farra Académica de Coimbra e Grupo de Fado Sangue Novo da SFAAC.

O que não sabem é que o néctar deste post está na aventura mondeguínica por trás do Festival... É verdade, entre o almoço e os enjoos da Blue até à noitada no NB, passando pelas projecções de judo no Jardim da Associação, pode dizer-se que foi um dia longo mas, em 2 palavras, BRU-TAL! ;)

A organização não falhou e às 12h o pessoal seguia para as Cantinas dos Hospitais Velhos para um almoço em grupo ainda algo descoordenado... No entanto, à medida que o tempo foi passando, também “o passo” foi acertado e pelas 15h o passe-calles já era nosso e com aquela animação toda o dia já estava ganho!! :) Se bem que o melhor ainda estaria para vir...

O sorteio sai e as Mondeguinas são a primeira tuna a actuar. Instrumentos afinados. Vamos ensaiar.

Ok, agora as sílfides sentam e aplaudem entusiasticamente a actuação como se fosse a primeira vez que ouvem as ninfas...certo? Não! As quatro sílfides subiram ao palco do TAGV e (en)cantaram ao lado das Mondeguinas!!! (Se eu tivesse um riso histérico agora era a altura ideal...!!) As luzes, o público, as palmas, arrg as borboletas na barriga..., as amigas e os sorrisos, os instrumentos, ... bem, um enfim de sensações e tudo de uma vez!!!...

O espectáculo esteve de grande nível e dos 772 lugares do TAGV poucos foram os que sobraram vazios... Inicia-se então a entrega de prémios e as Mondeguinas saem contempladas com os prémios Tuna mais Tuna e Melhor Original.

Afinal a corrente de energia positiva da Luci funciona! ;) eheh

E a noite continuou pelo BAAC, Moelas, NB... e... o resto vocês já sabem! ;)

Apenas um registo final para, merecidamente, dar os parabéns e agradecer às Fans pela organização deste evento!! Os votos das Mondeguinas são para que o “Tunalidades” continue a ser um sucesso nas suas edições vindouras! ;) Obrigada também aos nossos guias!

Até ao próximo post!!

Saudações Académicas e Mondeguínicas para todos!

Joana Costa

7 comentários:

Mariline de Castro Alves disse...

:)
perfeito relato :D

Fico feliz por saber mais pormenorizadamente tudo o que se passou neste festival uma vez que apenas estive presente na parte das borboletas na barriguita :p

ehhehehe
Parabéns a todas pelos prémios mas, acima de tudo, pelo espírito que está cada vez melhor!!!!!

Um beijinho grande às sílfides porque tiveram um voto de confiança e portaram-se muito bem :)

e agradeço também ao meu mano, vânia, renato e sílvia que vieram de propósito de guimarães trazer-me ao festival e levar-me de volta :)

beijonga***

(caloiras, a assembleia está próxima!!! ahahahah)

joaninha disse...

adorei o duas palavras: bru tal. lol tou sempre a dizer isso inclusivé vai tar na minha caricatura :p foi lindo sim senhora, tenho pena nao ter ido comemorar a noitada mas estava morrendo! beijocas*

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calcutá disse...

Joanaaa, não te esqueças de mim! Éramos, portanto, cinco sílfides a sentir as borboletas na barriga. Muito obrigada por nos deixarem honrar o malmequer em palco (porque honrar honramos sempre, seja onde for!)!

Um beijinho a todas!

Clara Vieira disse...

e mãe da Calcutá não perde uma oportunidade de ver as Mondeguinas!!!! Nada como saber destas novidades de subir a palco através do FB! Já sabia de algumas, mas da Calcutá foi especial... mamã babada é o que dá! Parabéns a todas e denota-se já um grande jantar anual! Por favor meninas nunca desistam... custa-me tanto rever fotos, ver as caras e no ano seguinte nas as encontrar... nem sabem...
Por isso, não desistam. Pode parecer duro às vezes, mas vale a pena o esforço e a compensação que se recebe é, sem dúvida, gratificante! Espero ler mais descrições como esta... borboletas no estômago... sinto-as sempre que me aproximo de Coimbra...em palco, soltam-se (quando subo a palco=))após os primeiros acordes. É a felicidade!
bjs e até dia 30!

Blue* disse...

Eu adorei a parte das projecções nos jardins da aac, confesso! foi de facto BRU-TAL! ;)

As sílfides portaram-se bem, sim senhora e foi um prazer actuar com elas ao lado :) ter caras novas a quem sorrir em palco é sempre muito bom :)
Gostaria de ouvir esse riso histérico, que afirmas não ter... (um dia ainda hei-de conseguir arrancar-to!! ehehe)

Essas borboletas (ou lombrigas... para outras ehehe) são muito bom sinal e espero que se mantenham em cada actuação, em cada encontro, em cada despedida... :)

Foi na verdade, um grande dia, cheio de sorrisos e terminou tal e qual começou, após a tão bonita serenata em plena sé velha e finalizando com uma passagem rápida plo NB seguimos para o vale dos lençóis de sorriso chapado nos lábios :)

Beijinhos a todos*

Indie* disse...

Foi sem dúvida um momento bom, digno de nos tirar o "medo" do TAGV, das actuações em casa :)

Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*