terça-feira, 10 de novembro de 2009

II Tej&Tunas - o relato na primeira pessoa :)

E foi assim que as Mondeguinas conquistaram a capital...

E a minha terra é a capital/ Dela sempre vou gostar/ tem o rio Tejo/ E fica à beira-mar ma ma ma ma ma ma ma ma;
Tem um farol/Praias de areia/A igreja nova/ E o museu da baleia ia ia ia ia ia ia ia ia!

Foi com esta música que demos início ao nosso fim-de-semana na cidade das 7 colinas.
Já estava escuro quando nos encontrámos todas na estação, de malas e bagagens (e sacos-cama!), prontas para levarmos um pouco de Coimbra até à capital! Depois de abraços, beijinhos e sorrisos, lá entrámos no comboio e nos sentámos, refasteladas, a comermos a merenda. Era ver a Blue a distribuir comida por toda a gente, o ovo da baguete gigante da Mary a saltar por todos os lados (note-se: da segunda baguete gigante, porque a nossa Mondonga é uma mulher de muito sustento!:P) e a Pimpy a fazer versos sobre as suas bolachas Maria. Depois, começou a música e a alegria, que não parou até chegarmos à Gare do Oriente. Aí, a vontade de ir para a festa era tanta, que a Pimpy nem olhou para trás, e quando deu conta, a sua mochila já estava em Sta. Apolónia! Assim, enquanto umas se dirigiram para o alojamento que nos estava destinado (o quartel dos bombeiros sapadores de Chelas!), outras foram em busca da mochila perdida.
No quartel, tínhamos uma acividade preparada para nós: explorar o tecto dos 20 beliches que enchiam a camarata. A cada uma de nós tinha sido deixado um bilhete, escrito à mão pelos senhores bombeiros que lá tinham estado, a desejar uma boa estadia e a apelar às boas relações entre todos, visto que alguns deixaram o e-mail e o n.º de telemóvel!
Entretanto, o grupo da “mochila perdida” tardava a chegar... Teriam tido problemas em encontrar a mochila? Nada disso: a culpa era do pneu, que tinha furado. E quem é que teve a audácia de o mudar? Nem mais nem menos que a nossa Dulci! Ah, mulher desenrascada!
Fomos finalmente para os copos e melhor não podia ter sido o sítio escolhido – a Real República de Coimbra! Que poderíamos querer mais do que uma boa tasca coimbrã, com “finos” (e não “imperiais”), Super Bock (e não Sagres – perdoem-me, mas não posso deixar de manifestar aqui as minhas preferências pessoais! :P), a 0.60€??? Foi o mote ideal para dar início a uma longa noite de música, risos e alegria, (isso e os shots que frequentemente se bebíam ao balcão!), que só acabou porque o bar teve de fechar!
No dia seguinte, acordámos todas às 10h da manhã, porque a Rennie não gostava de se sentir sozinha e não descansou enquanto não pôs toda a gente a pé! Embora sonolentas e com alguns efeitos secundários resultantes da ingestão de líquidos na noite anterior (leia-se ressaca), lá fomos para a ESEL. O almoço na cantina voltou a dar-nos força e depressa o ânimo voltou. Descobrimos que tinha sido a Tisha a ressonar...upps...a Vânia, digo, e que alguém (eu!) tinha, estupidamente, tomado banho de água fria, quando bastava carregar num botãozinho vermelho para ligar a àgua quente!
Logo de seguida deram-nos uma sala com mesas e cadeiras almofadadas onde pensámos em “arrochar”, plano depressa abandonado quando nos foi comunicado que a Pimpy e a Tau-Tau tinham “achado” uma garrafa de Bailey’s. Assim, preenchemos a tarde com garrafinhas de “leite com café” e uma aula de arbustagem, onde foram abordadas várias àreas da arbustologia pelos respectivos profissionais. A professora Vegeta explicou o que era um arbusto, como se distinguia de um Bon(m)sai, o que fazer às ervas daninhas e agendou uma visita de estudo para a noite. Os rapazes da turma também participaram e portaram-se lindamente (como de resto, em tudo!:)).
No tempo de recreio, tivemos ainda a oportunidade de participar nos jogos tradicionais. A Rennie e a Blue arrasaram e ganharam o nosso 1º prémio da noite!
Ao jantar (espertas! ;)), tinham já chegado os 1ºs reforços que não tinham podido vir no dia anterior e, logo depois, as restantes. Com o grupo completo, tínhamos tudo para que fosse perfeito! E foi!
Fomos a primeira tuna a actuar e melhor não podia ter sido! Na plateia estavam as nossas queridas caloiras que gritavam por nós e levantavam cartazes que diziam coisas como “Por um arbusto, vota Mondeguinas!” ou “I Love Mondeguinas!”; os nossos queridos guias (Fouto, Ricardo e Nuno) davam-nos força; e o público conquistava-nos com a sua simpatia. E nós, afinadas, com os malmequeres a enfeitarem os sorrisos, demos o nosso melhor! E nem o nervoso miudinho que antecedeu a nossa interpretação da “Cirigoça” conseguiu tirar-nos o fôlego! Saímos do palco felizes e mal chegámos ao corredor, a 1ª coisa que fizemos foi lançar o nosso grito de guerra: “E as Mondeguinas! Uh uh uh uh uh!”.
O resto do festival decorreu sempre com muito boa disposição, entre gritos de incentivo, maestros a dirigir instrumentais e o passo em frente ao palco.
Mas finalmente chegava o grande momento. A ansiedade sentia-se no bater do coração e o silêncio enchia a sala.
E o prémio melhor “Cirigoça” vai para... as MONDEGUINAS! E aí deu-se uma explosão de gritos e risos e saltos e alegria. O nosso esforço tinha sido recompensado. E ainda estávamos a festejar este prémio, quando foi anunciado outro! Não sabíamos de quê, mas que importava? E as Mondeguinas! Uh uh uh uh uh! Era de Tuna + Tuna. Por fim, o último prémio: Melhor Tuna. Mais uma vez o silêncio. E mais uma vez explodimos de alegria! As Mondeguinas eram a melhor tuna! Descemos feitas loucas pelas escadas até ao palco onde nos atirámos à Jones e nos unimos num mega abraço comum, cheio de alegria, cumplicidade e amizade. Isto é ser Mondeguina!
Seguiu-se a festa na ESEL, com karaoke, onde reinou o companheirismo entre as várias tunas, que partilharam canções no palco. Às 4h da manhã a cerveja acabou, mas melhor serão nos esperava nas camaratas: numa verdadeira reunião de amigos, juntámo-nos nós e os nossos guias a comer, beber e a contar anedotas estúpidas sobre headphones em dedos da mão. Foi uma noite em cheio!
Às 7h, apesar de não apetecer, chegava a hora de nos prepararmos para deixar Lisboa. Os nossos guias foram connosco à estação e ainda deu tempo para cantarmos mais 20 vezes “o museu da baleia” (para o caso de alguém já se ter esquecido! Lol!).
Voltámos para Coimbra cansadas, mas certas que é por momentos destes que vale a pena ter entrado nas Mondeguinas e lá permanecer todos estes anos. É uma honra e um orgulho fazer parte desta família e partilhar a música, o coração, a vida, com vocês!
E venha o próximo! :)
Fabi*

Ps – ESCUTA! Os nossos guias são o trio ideal!! No Tej&Tunas uns amigos sem igual :) Obrigada aos nossos guias (porque se houvesse prémio para melhores guias era vosso com toda a certeza) e um beijinho muito especial para a EST’ES LA TUNA!! Parabéns pelo vosso 12º aniversário e pela fantástica organização. Até sempre
Vídeo by Mary

20 comentários:

fabiana disse...

A minha terra é a capital! (...) lol...pronto,ok,eu calo-me!

Já disse tanta coisa, mas mesmo assim não posso deixar de fazer uns comentários aqui de uma forma mais informal. Opá, foi BRUTAL!!!Foi óptimo passar estes dias com as Mondeguinas, adoro-vos a todas e estar com vocês faz-me sentir tão bem, tão eu própria, tão à vontade, que é como se estivesse em família!
E os guias foram os melhores de sempre! Uns verdadeiros amigos que nos aturaram, apoiaram, ajudaram, fizeram-nos sorrir e que só não entram para as Mondeguinas por pormenores técnicos (segundo o Fouto, o problema é o "badalinho"!!!lol)! :) Obrigada por tudo!
Quanto à actuação...LINDA! Até eu me arrepiei em palco!:)
Somos as maiores! :P


beijooooo enorme!
Fabiana

Tau.tau disse...

Opa, não posso deixar de confessar lol
Não houve pneu furado!!! É verdade… Não houve!!!
O parafuso era de borracha, e quando já estavam a muda-lo a Dulci teve a brilhante ideia de o tentar tirar e (txam txam txam txam) não havia furo… estava encaixado nas ranhuras do pneu…
Esta é a verdadeira história, ia-se mudar 1 pneu, não furado, se não fosse a Dulci!!!
E viva as Mondeguinas!!! –Invasão! Invasão!
Lisboa nunca mais será a mesma! lol

Mts malmequeres:
Tau.tau
..* *..
.* * *.
..* *..

Vegeta disse...

Meninas Escutem.....
É com todo prazer que, como vossa professora de botanica vos dou uma novidade de última hora!
O jardim da associação mudou de nome, agora chama-se jardim botânico. hahahaha

Foi absolutamente fantástico como sempre ;)
(Fabiana só faltava teres escrito "meu querido diário vou contar-te o meu dia" lol)

Est'es La Tuna Feminina disse...

Meninas foi um prazer ter-vos por cá. Sempre que quiserem voltar à capital sintam-se convidadas e prontas para novas aventuras :)

Bjs EST'eS La Tuna Feminina

Indie* disse...

P*rra meninas, assim vou chorar :')
Confesso que quando cheguei e vos (ou)vi com as vozes todas fanhosas da noite anterior..tive um ataque de riso e um nervoso miudinho no estômago... Mas em palco, não sei bem como nem porquê, cada voz colmata o que se ouve menos na voz do lado... E sai tudo perfeito!
Da noite, nem falo... Entre dormir 2 ou 3 horas ou ficar a ouvir piadas secas... Não comento a minha escolha! eheh :)

Segunda família... Sinto-me "em casa" quando estou convosco, mesmo na terra com o rio Tejo e que fica à beira mar :)
Meus amores, obrigada!

E mil parabéns à EST'eS La Tuna Feminina e aos nossos fantásticos guias! :)

Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*

RénNie disse...

tenho algumas coisas a dizer...

se estivesse ao pé da fabiana a ouvi-la retratar este fim de semana "impa-cabél" diria-lhe somente:
-Fabiana ESCUTA, ESCUTA:)

tenho a dizer estamos em altas mondeguinas...demorou a sentir este espirito de grupo, mas desde guimarães ou algum tempo antes que NINGUÉM esta capaz de nos parar...:)
BEM HAJA á ESPONTANEIDADE de todas e cada uma ao seu jeito, porque dá-nos um papel unico neste grupo e faz mostrar o seu valor em cima e em baixo do palco=)...e acreditem cada uma de nos é significante e importante no grupo nem que seja como a renie para ouvir ralhetes=) tipo :"não tires essa garrafa daí, oh rennie:)" da qual toda gente depois bebe:)

sabem que mais...eu fui a "loira maluca " mas so mudo quando deixarem de gostar de mim assim:)

olhem bem haja:

- ao Fouto (o menino competente=), Ricardo(o barbatanas) e Nuno (o pintas)pois foram cumplices nas nossas tontices=)
Não é facil mas estiveram muito bem:)

-as pessoas significantes que nos levam a cometer tontices:)felizes:)

-a EST´es La Tuna e a Smpatia Espontanea e desinteressada de algumas pessoas em particular...

-a nós e á musica que nos une sem preconceitos...

-aos nossos reforços que disfarçaram a nossa rouquidão na actuação e enrriqueceram o nosso espirito:)

-os bombeiros=)
-os furos que não são furos

-o FRA da ticha
-a placagem da blue
-a aula de arbustagem:)
-a maria da fonte e o shot antes da actuação, antecipados pelas palavras receosa mas confiantes da mariline
-ao serão de senta-te e ri sem medida nos bombeiros:)
-á viagem de regresso em que não me calei=/
.......
e agora vejo-me obrigada a dizer:
"oh rennie ESCUTA ESCUTA"

um abraço pessoas significantes por isto e muito mais...e ja agora não se esqueçam os é também nos ensaios e depois deles que se preparam estes festivais APAREÇAM ok?

Tisha disse...

Bem... Não sei se sou capaz de ler isto tudo... LOL

Mariline de Castro Alves disse...

Pois...
foi mais um fim de semana marcante, marcado a ferros :)

Foi incrível a capacidade de disfarce da voz rouca (ou da não voz) mas a garra e a vontade de superar, de mostrar ao público as verdadeiras Mondeguinas é tanta que na hora da verdade sai a voz que sempre tivemos :)

Rennie, levas ralhetes porque mereces mas sabes que gostamos de ti assim :) ainda bem que tens essa noção :)

Guias...pah!!! sem palavras!!! foram de se lhe tirar o chapéu....

EST'ES LA TUNA!! lindas!! bigada por tudo :)

e para quem se lembra, o meu discurso antes da tampinha foi mesmo sentido e foi do fundo do coração... cheguei a emocionar-me mas pelo facto de estar rouca acho que disfarcei aquela falha na voz atribuindo as culpas à rouquidão...

Mondeguinas para sempre :D Prémio para a MELHOR AMIZADE :)

Clara Vieira disse...

ora como mamã babada, não posso deixar de ficar feliz (e cansada também de ler tanto relato...lol) pelas minhas meninas descobrirem tanta coisa quando estão juntas.
Não preciso fazer mais desenhos, nem explicar mais nada, nem dar mais lições.. quer dizer, vou fazê-lo na mesma...não resisto...ehehe
Mas sei que já descobriram, já levantaram a ponta do véu, e agora não têm saída... vai-vos ficar gravado na pele, vai-vos correr nas veias, o que é ser e fazer parte daquilo que eu sempre chamei e ainda chamo, a minha 2ª família...
Mondeguinas, escreve-se sempre com M (maiúsculo)porque representa a Música e as belas Mulheres que à volta dela se reúnem. E no meio disso tudo surge a aMizade, o coMpanheirisMo, a cuMplicidade.
Somos, de facto, seres inconfundíveis e inesquecíveis... e gostei muito de ver as nossas caloiras pois já temia que tivessem abandonado dado que não as vi em força no Canto da Sereia, o nosso Canto.
Parabéns Meninas do meu coração.
Estou ansiosamente à espera que chegue o Natal para matar saudades vossas:D
Beijos

fabiana disse...

quem sente o mesmo que eu, sabe que não é ser lamechas quando se chora ao escrever e ao ler certas frases,porque são do coração; isso é, sim, ser Mondeguina!

(eu a justificar o facto de não resistir a soltar algumas lágrimas quando escrevo/leio certas coisas)

Adoro-vos!

Beterraba disse...

É páh!!!Escutem!!!!lollllllll
que rio de emoções aqui vai!!!sabe muito bem ler todas estas palavras, principalmente quando correspondem áquilo que também sentimos!!!encho.me de orgulho por pertencer a este grupo incrivel, principalmente nestas alturas, que nao tendo a necessidade de provar nada a ninguém, somos e acontecemos!!!estamos todas de parabéns!!!venha mais um festival, que isto só pode melhorar!!!e
desculpem lá qualquer coisita, ás vezes excedo-me, mas só me apercebo depois!!!dá-me para palhacita ás vezes---lolololololol
beijokas sentidas
Beterraba

joaninha disse...

aiii que inveja de não ter ido... mas este fim de semana por cá foi tramado. aturar bebedos no restaurante é oooptimo (olha o cinismo! lol)
enfim, tenho de vos dar os parabéns meninas, foram à capital mostrar do que somos capazes e decerto que conquistaram tudo e todos!
beijo grande para todas! (:
mexicana

Rita Leitão disse...

Parabéns meninas! Além dos prémios, o que fica são mesmo as amizades.
Beijinhos

Blue* disse...

ESCUTEM:
Eu tenho a dizer... PLACAAAGEM e MOOOOOCHE!!! Ahaha

Assim vale a pena!! Vale a pena a chuva, as 3 horas de sono no fim de semana inteiro (compensadas com 20h seguidas no domingo!!!) a espera sofrida de 30min antes de entrar em palco, a voz rouca com que todas ficámos de berrar o tempo todo, até o pé empenado devido ao atropelamento de alguém (quiçá Mondeguina!!) mesmo antes da verdadeira invasão ao palco (daqueles momentos que sempre que descrevemos estamos com um enorme sorriso nos lábios)!!!

Vale a pena porque vim muito mais culta, fiquei a saber que:
-devo ter atenção à folhagem e evitar arbustos com flores e ervas daninhas...
-é possível 10 pessoas sentadas numa só cama, partirem-se a rir com anedotas (?) tão estúpidas que até emburrecem!!
-Podemos repetir a mesma música mil vezes que alguém irá sempre cantá-la até ao fim!!
-Até em Lisboa o melhor poiso é em “Coimbra”!! Ganda tasco!!!
-Se houver uma cadeira, querendo, nunca irei ficar de pé!! ahahah
-Os tele-comunicadores fazem toda a diferença, porque de facto estivemos sempre em sintonia!!!

Uma falta: a descida de varão!!! imperdoável!!! ehehe

Foi brutal!! Lindo!!! Adoro-vos a todas, adoro-nos a NÓS, porque tudo acontece tão espontâneo, tão certo! Como os cartazes que me faziam escangalhar-me a rir no meio da actuação!! Os abraços e sorrisos tão sentidos que fazem sorrir e chorar ao mesmo tempo, os cúmplices disparates e maluqueiras no meio da rua, do palco, da sala, da caserna… em todo lado porque nós somos assim em todo o lado, simplesmente porque somos assim!!! E eu gosto!!!

E sabem que mais? E a minha terra...!!!

Botilde disse...

Beterraba...desculpa? Tas gozar?
Tivest o maior momento de inspiração da noite :P

Brutalissimo!

TUDO MESMO...

Dscpem as vezes ser tao "xoxa" ainda estou a procurar o meu "espaço" :P

Beijoca grandeeeeee

Patrícia Ferraz de Matos disse...

Parabéns Mondeguinas!
Que esta chama nunca se apague e que a música vos ilumine sempre.
Uma grande clave de sol para vós,
Pitrici

miriam jorge disse...

meus Amores, depois desta perfeita exposiçao - boa Faby*, nao tenho palavras, senao as de agradecimento! a todas*
apesar de ja nao ser estudante, a esta oportunidade catartica de permanecer na Familia Mondeguinica faz me tao feliz...:)
cada momento guardado no coraçao, nas referencias da alma como um suspiro eterno de amor* grata!
pimpy

fabiana disse...

boa blue!
é mesmo isso tudo!
subscrevo!
**

Anónimo disse...

Confesso...............................................

Mondeguinas,
Lisboa teve mais encanto
na hora da vossa companhia.

Mondeguinas,
vocês são um tanto...........
Que fantástica alegria!

A constante boa disposição,
A inigualável forma de estar,
A forte união,
Vocês são de encantar!!!!!!!!!!


Grande Tuna.
Um abraço musictuna. (Só um...por isso, apertem-se! xD)
Kelly =D*

Mariline de Castro Alves disse...

ah....

obrigada Kelly :)
fiquei emocionada com as tuas palavras :)

lisboa deixou uma marca em nós e vamos sempre recordar aquele fim de semana ;p

é bom fazer parte desse abraço, o facto de ser apertadinho melhor ainda!!! :) a união faz a força :D

***beijinhos***