quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Encanto do Canto

Ir ao Canto da Sereia é como ir a casa depois de muito tempo em Coimbra… ou em época de exames ou em época de Queima…

As saudades de casa são muitas, há muitas novidades para contar, muitos amigos para reencontrar.

É esse o sentimento… saudade! Contudo esse regresso soube a pouco…aliás, sabe sempre a pouco porque temos sempre pouco tempo para estar com todos, para trocar “cromos”, cantar, rir, abraçar esta e aquela, mas vale sempre a pena!

E foi assim que, no passado dia 3 de Outubro, várias Sereias vindas de todos os cantos do país estiveram presentes em mais um Canto… matar saudades era a palavra de ordem. Desta vez não foram sozinhas. A família marcou presença porque o Canto da Sereia é um encontro de famílias: a família Mondeguínica, a família Sereia, a família das Tunas participantes, a família dos Padrinhos (In Vino Veritas) e dos Afilhados (TMUC) todas em volta de uma família comum: a Música.

E tão boa música que se ouviu! O júri, muito atento, lá foi contabilizando as prestações das Tunas…

As Fans, ex-companheiras na organização deste evento, abriram o festival entoando os seus temas originais, pelos quais arrebataram o prémio de Melhor Original.

A Lusitana, oriunda das margens do Tejo, mostrou que as suas Tágides, mesmo em número reduzido, são capazes de, em tom de Saudade, engrandecer o espectáculo com a sua serenata. Levaram para Lisboa o prémio de Melhor Serenata e Tuna Mais Tuna – poucas mas com muito espírito!

Entre as entradas de palco das Tunas, o grupo de Jograis da Universidade do Minho animava o público com os seus textos humorísticos e anedotas malandras. Três homens de se lhe tirar o chapéu… estar no meio de tanta mulher não é fácil!

Não eram as Sete Mulheres do Minho, mas muitas mais e provenientes da bela cidade Invicta! Assim, abrilhantaram o espectáculo a Tuna Feminina de Biomédicas e a Tuna Feminina da Universidade Católica. Se a primeira foi presenteada com os prémios Melhor Desempenho Instrumental e Melhor Passe Calles, já as meninas da Católica arrecadaram o prémio Melhor Desempenho Vocal e o Grande Prémio XVI Canto da Sereia.

Antes da atribuição dos prémios, lugar ainda para os queridos afilhados da TMUC que, mais uma vez, contribuíram para festa, cantando novos e velhos temas, levando a plateia a levantar-se e a dançar.

Que o digam os petizes, filhotes de sereias, dançando numa animada roda e prontos para invadir o palco!

Essa invasão teve que acontecer, claro! No encerramento do espectáculo, as nossas meninas Mondeguinas entoaram a Senhora do Almortão, Tinta Verde, Entrudo, Manolo Mio e Da Saudade….o que deixou as Sereias presentes com o eterno sentimento de saudade… das nossas músicas, dos nossos cantos, dos palcos e de todas as peripécias.

E por um momento conseguimos todas matar essa saudade quando em conjunto entoámos o hino das Mondeguinas. Foi a invasão de palco… Sereias e seus petizes – uns ao colo, outros ainda na barriga, outros pelo próprio pé – sobem a palco dando um colorido único a este encontro de famílias. Foi, sem dúvida, uma tarde cheia de música, cor e boa disposição!

Orgulho, é o sentimento que fica quando as cortinas se fecham. Foi mais um encanto de Canto… para o ano há mais!

Clara

17 comentários:

Mariline de Castro Alves disse...

Magnífica descrição...
Foi como s tivesses revivido tudo de novo :)

Bigada Clara :')

Beijongas*******

Vivam as Mondeguinas e as suas Sereias fantásticas com rebentos fofíssimos e super amorosos ;)

Vegetalissima disse...

Foi apenas o meu 3º canto mas teve um sabor bem especial.
Quero agradecer a todas pela ajuda preciosa que deram na organização.
Depois de dias de stress e muito trabalho chegou finalmente o dia, e todo o esforço valeu a pena ao ver as Mondeguinas felizes a encantar no palco e não só:)
Um beijinho muito especial para a mexicana, se há pessoas que me surpreenderam ela foi sem duvida uma delas. Foi um prazer trabalhar contigo:)
Obrigada a todos os presentes a todos que ajudaram e apoiaram.
A quem não pode estar presente fisicamente, saibam que fizeram falta.

PS1.(Conheci outra vegeta q é vegetariana heheeh:D)


PS2(a msg da sumaf ta na minha caixa d recordaçoes ao lado do papel das meias do natal hehehe)

beijetas :D

joaninha disse...

Pronto pronto, tinham de me deixar de lagriminha no canto do olho?! (: Foi fantástico e vou ficando cada vez mais feliz e orgulhosa, não só de nós e da organização, mas de tudo, do apoio incondicional de todas vós, silfides, ondinas, mondeguinas e sereias.
Deu imenso trabalho mas valeu a pena por tudo!
E claro que o trabalhar com a vegeta foi fantástico, demo-nos muito bem e isso foi essencial também para que tudo corresse pelo melhor. Adorei mesmo trabalhar contigo, a companhia e a amizade. beijo grande grande (:
Tive imensa pena de não ter apanhado a borraxeira da praxe com todas vós e de não ter ficado pro convívio, mas estava mesmo de rastos e o dia anterior não tinha sido muito positivo.. Mas outras oportunidades hão de vir, especialmente agora que vem aí a latada!
Adoro-vos a todas, nunca pensei que me pudesse encaixar tão bem neste grupo e estou muito muito feliz por isto.

beijo enorme a todas**

mexicana

Dulci disse...

eu concordo com a mary... a clara fez a perfeita descriçao e ao ler o post recordei esse dia ja com uma enorme saudade :)
foi um canto magnifico e até ganhei empatia pela tuna lusitana q me lembravam aqueles festivais em q iam mts mondeguinas por virem muitas silfides e ao subir a palco erams mt pouquinhas e mm assim conseguiams encantar o publico... ;)
os meus parabens pelo gd trabalho d vegete e mexicana,se n ajudei + foi pq n me solicitaram pq sp me disponibilizei ao maximo
um gd beijinho para as mondeguinas q vos adoro sem fim *** <3

Tisha disse...

Eu só tenho a dizer que as Mondeguinas são umas GAJAS FÉRTEIS!!! =D

Clara disse...

Ai isso são... se este ano houve invasão de palco por parte dos petizes... o final do ano e 2010 prometem ainda a chegada de mais! A cegonha Sereia anda muito atarefada!
E vivam as crianças que são o melhor do Mundo!

Blue* disse...

Foi o meu 1ºCanto e foi Mondeguiníssimo!!!!! Adorei cada segundo :)

Devo salientar os 6 segundos do shot estafeta!! SEIS!! :)
Somos as maiores!! Imbativeis!! Ahahaha
E ainda a Pistola de finos!!
Foi a Loucura total!! Ehehe

E que daqui a 20 anos seja o 36º!!!

Clara disse...

ehehe estiveste bem Blue... daqui a 20 anos... vou de muletas, mas vou!

Mariline de Castro Alves disse...

ok...

uma pessoa já não se pode enganar!!
eu queria dizer "no vigésimo aniversário queremos a vigésima edição do canto da sereia"...

a verdade é q só percebi finalmente o riso que se soltou num ensaio qq em que me disseram a minha gralha!!! custou mas fui lá...

aliás, foram umas quantas mas tudo se deve ao improviso do momento em que o que sai, sai de coração e alma e às vezes, com nervos e emoções, pode levar a certas barbaridades!! ihihihih
mas lá que somos ferteis, isso sim é verdade!!!

saliento ainda que, apesar de tudo, houve quem me desse os parabéns pela apresentação...eheheheh

beijongas***

ps - 6 segundos!!!gosto!!fiz parte!!estive presente!!sem falhar desta vez :D

Clara disse...

e estás de parabéns pela apresentação! e quem te deu os parabéns sabe do que fala ou não fosse ela uma das apresentadoras oficiais das M... outrora:D
e eu também sei o que é dizer coisas de improviso... também trilhei os caminhos da apresentação das M... e o que é uma boa apresentação sem umas boas gralhas e um lindo sotaque do Norte??
bjs

Indie* disse...

Pontos a reter do Canto: todos! Foi fantástico :)
Pontos a reter do post: nem no vídeo o tipo de letra está normal e não sei quem é que se passou da cabeça para fazer um vídeo tão longo! eheh :)
As filmagens não fazem "juz" a nenhuma tuna, estiveram todas espectacularmente bem! É nestas alturas que tiro o meu chapéu (se o tivesse!) ao júri: deve ter sido bem difícil!
Mas em suma, muitos parabéns, meninas! :)
E esta nova música da TMUC é "menina" para derreter os corações mais congelados :)
Foi tudo muito bom! É tudo o que tenho a dizer! :)

Assim me despeço, sempre!, com amizade,
Indie*

Mariline de Castro Alves disse...

ah!!!finalmente deu para ver tb um bocadinho do Canto :D

foi realmente fantástico e é de louvar o empenho de todas as Mondeguinas (ou quase quase todas) durante o festival e durante o passa calle...

beijinhos a todas :)
Indira, como sempre, vídeo de nível!! :D

Patins disse...

Fonix... e ninguem da os parabens à "camara-wife"????

ta maliiii...

:P
(Quanto ao que se vive em cada Canto digo o que disse à Clara apos ler o texto escrito (e bem) por ela.. "mudar(o texto) seria estragar" está mesmo tudo la bem narradinho sentido e vivido.. e subscrevo..

Clara disse...

a camera_woman é booooaaaaaa!

Tisha disse...

Bem... Até me arrepiei quando ouvi os nossos afilhados... Espectacular!! :)
Um dia alguém há-de cantar assim pra mim!! eheh ou não! LOL

wonder disse...

porra! aquela musica arrepia! :)

amei este canto! eu nao sou de escrever muito e ainda menos quando devia estar a estudar anatomia, mas aqui fica um beijinho geral para toda a familia mondeguinica! ;)

adoro, adoro, adoro*

Restelinha disse...

Beijos enormes pras amigas de longa data Mondeguinas. A ver se pra próxima levo mesmo os pasteis de Belém que à anos que prometo!

Obrigado por tudo,
Rita Madeira - Lusitana